Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kamala Khan, o Peter Parker da atual geração, chega às bancas brasileiras

Por| 22 de Fevereiro de 2016 às 11h15

Link copiado!

Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics

Ms. Marvel - Nada Normal é o encadernado que a Panini Comics colocou nas bancas com as cinco primeiras edições das histórias em quadrinhos da personagem criada por G. Willow Wilson, Sana Amanat, Stephen Wacker e Adrian Alphona. A jovem muçulmana Kamala Khan assume o posto que outrora pertenceu a poderosa vingadora Carol Danvers e protagoniza uma das melhores narrativas dos últimos anos para quem deseja começar a ler quadrinhos de super-heróis.

Na trama, acompanhamos o cotidiano de Kamala Khan, uma jovem muçulmana que não se sente nenhum pouco normal por causa dos costumes de sua cultura em relação à vida da grande maioria de pessoas de Jersey City. A protagonista ganha seus poderes quando as névoas dos Inumanos são liberadas sobre a Terra, transformando-a em algo que ela sempre amou: super-herói. A personagem é pensada aos tempos atuais, mesmo que sua origem seja bastante comum a dos ícones criados nos anos 60.

Kamala é um respiro de novidade perto dos típicos super-heróis persentes nas histórias em quadrinhos. Além disso, ela consegue ser muito bem trabalhada em relação às questões culturais ao ser inserida como uma estranha no ninho. Ela ainda é jovem e precisa se adaptar ao que o islamismo considera certo ou errado, o que se torna um conflito interno ainda maior quando ela convive com tantos jovens com o estilo de vida norte-americano padrão. Para facilitar o vínculo do leitor com a personagem, ela é nerd de carteirinha, trazendo várias referências ao longo da história.

Continua após a publicidade

Ela é praticamente a versão perfeita do Peter Parker da década de 60. Pessoa deslocada, com problemas para interagir com o mundo ao seu redor, nerd e que se sente mais livre após colocar a máscara. Tanto o personagem clássico quanto ela são mais interessantes do que seus alter egos heroicos. Até a essência do lema "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades" é retratada nos diálogos e escolhas de Kamala. A jovem sempre sonhou em ser poderosa e fantástica como a Capitã Marvel, mas como lidar com todas as mudanças? Como agir para fazer as escolhas corretas? Salvar as pessoas é mais importante que a vida pessoal?

Essa temática funciona magistralmente por causa do roteiro impecável da quadrinista, também muçulmana, Willow Wilson e da bela arte de Adrian Alphona. Os quadros são simples e não confundem a narrativa, nem se transformam em exageros. Quando uma situação importante ocorre, você entende porque precisa tornar o espaço do desenho maior e impactante. As ilustrações conseguem ser delicadas e bastante específicas para as características de cada personagem, além de criar a impressão correta de diminuição ou crescimento dos poderes da Ms. Marvel.

Ms. Marvel - Nada Normal é o melhor exemplo possível para quem quer começar a ler quadrinhos, mas não sabe por onde. Mesmo que haja outras ótimas publicações da Marvel sendo lançadas atualmente, como Demolidor e Gavião Arqueiro, nada consegue unir tão bem o frescor de novidade e a beleza de uma narrativa primorosa num universo popularmente conhecido quanto essas primeiras histórias de Kamala Khan.