Canaltech indica: HQs do Demolidor para ler antes da segunda temporada

Por Gustavo Rodrigues

Demolidor estreia sua segunda temporada na Netflix em 18 de março, por isso decidimos criar uma lista com períodos dos quadrinhos do Homem Sem Medo que seriam ótimas leituras antes, e até depois, dos novos episódios. Fases sombrias e as passagens de Frank Miller, Brian Michael Bendis e Mark Waid estão entre as indicações.

SPOILER ALERT: Mesmo que as publicações sejam antigas, avisamos que alguns pontos importantes das tramas serão revelados no texto abaixo.

Introdução de Elektra Natchios, Stick e O Tentáculo (1980)

Frank Miller é um dos quadrinistas mais respeitados quando se fala de Demolidor, tanto que suas histórias são bases evidentes para o seriado da Netflix. Ele foi o responsável pela inclusão de Elektra Natchios, Stick e o clã rival O Tentáculo - que foi traduzido como A Mão na série. A trama ganhou mais elementos de artes marciais ao retratar o treinamento que Matt Murdock recebeu de seu mestre após perder a visão, ao colocar os milhares de ninjas japoneses contra o Homem se Medo e ao tornar a ex-namorada do advogado em uma ninja assassina. O período ainda possui um dos momentos mais trágicos para o vigilante: ver sua amada morrer nas mãos do vilão Mercenário, algo que até hoje é retratado como um dos pontos mais marcantes na vida do Demolidor.

Elektra

A Queda de Murdock / Born Again (1986)

Ainda com Frank Miller no roteiro, acompanhado pelo desenhista David Mazzucchelli, Demolidor novamente tem sua vida virada de cabeça para baixo por causa de um amor do passado. Karen Page, ex-namorada do advogado, reaparece depois de anos longe. Para manter seu vício em heroína, ela vende a identidade secreta do Demolidor, o que desencadeia um ataque direto do Rei do Crime contra Matt Murdock, custando a licença de advogado do cego. Nenhum período foi capaz de colocar o personagem numa situação tão desesperadora quanto esse. O arco trouxe mais tramas violentas, urbanas e realistas aos quadrinhos nos anos futuros, sendo considerado por muitos como a melhor fase do personagem.

O Diabo da Guarda / Guardian Devil (1998 - 1999)

Com arte de Joe Quesada e roteiro do cineasta Kevin Smith, o arco coloca Matt Murdock questionando sua própria fé após começar a tomar conta de um bebê que pode ser o Messias ou o Anticristo. Toda a espiritualidade do Demolidor é colocada à prova quando ele se torna ainda mais instável, principalmente ao ver novamente um amor da sua vida morrer nas mãos do vilão Mercenário. Diabo da Guarda é aclamada tanto por ser uma ótima história num período pouco fértil dos quadrinhos quanto pela excelência na narrativa conduzida a um desfecho inesperado.

Brian Michael Bendis e Ed Brubaker (2001 - 2009)

Brian Michael Bendis começou sua carreira de sucesso na Marvel escrevendo as histórias do Homem Sem Medo em maio de 2001, mas foi só em dezembro daquele ano que ele começaria seu brilhante período na série do Demolidor ao lado do desenhista Alex Maleev. A trama apresentava Milla Donovan, mais um interesse amoroso do personagem, trazia o Rei do Crime como inimigo novamente, expunha a identidade secreta do herói e mostrava Matt Murdock se entregar ao FBI. Ed Brubaker explorou o período de prisão do protagonista para colocar Daniel Rand, o Punho de Ferro, no manto do Demolidor para que Hell's Kitchen tivesse um defensor.

Waid, Rivera e Samnee (2011 - 2015)

Mark Waid trouxe o personagem de volta aos holofotes depois da fraca saga Shadowland e conseguiu criar histórias divertidas, inteligentes e coloridas para o Homem Sem Medo, lembrando bastante o início do herói nos anos 60. A narrativa que ele e Paolo Rivera, depois com Chris Samnee, conduzem coloca em foco os poderes do vigilante nos momentos mais comuns da vida, seja com o péssimo cheiro dos salgadinhos que Foggy Nelson come ou do péssimo cheiro de cigarro da mulher que está vendo a vitrine de uma loja do outro lado da rua. Com artes e tramas fantásticas, a série recebeu muitos Eisner Awards nos últimos anos.

DaredevilRivera

Quais outras histórias ou períodos do Demolidor vocês gostam? O que vocês desejariam ver das HQs na segunda temporada do seriado da Netflix? Conte para a gente!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.