Ciência explica por que algumas pessoas não conseguem levantar o martelo de Thor

Por Redação | 01 de Dezembro de 2014 às 09h17

Quem costuma ler os quadrinhos ou assistir aos filmes do universo Marvel conhece Thor, um dos mais famosos heróis da editora. Adaptado da mitologia nórdica, o herói é o Deus do Trovão, imune a qualquer doença ou perigo terrestre, com superforça e dono do martelo mais poderoso do mundo: o Mjölnir.

Feito a partir de um material conhecido como metal Uru, o martelo é a arma de batalha do deus asgardiano e se destaca por apresentar algumas características específicas, como a enorme durabilidade e a possibilidade de manter encantamentos, absorver energia e abrir portais entre dimensões.

No filme "Thor", lançado em 2011, Odin diz que aquele que conseguisse e fosse digno de levantar o martelo, ganharia os poderes do seu filho, Thor. Até aí tudo bem, pois tudo não passa de uma história fictícia. Mas como será que a ciência explica tudo isso? Como o martelo pode ser levantado por Thor e permanecer extremamente pesado para os outros? Existe uma teoria muito interessante a respeito disso e que foi divulgada pelo pessoal da Wired.

Nela, os cientistas destacam o uso de tecnologias para enviar comandos a dispositivos móveis e citam Tony Stark em "Os Vingadores: A Era de Ultron", que diz haver um sensor no martelo de Thor que, supostamente, recebe comandos. Em partes, pode-se dizer que ele está certo, mas o que acontece não é bem como imaginamos que o sensor funcione. Ele não identifica, por exemplo, as impressões digitais de Thor ou algo parecido, mas funciona como um sensor biológico que reconhece e mede o nível de merecimento dos indivíduos.

Mas ainda resta a pergunta principal: por qual motivo uma pessoa que o martelo não considera digna de levantá-lo não consegue realmente levantá-lo? O martelo não é uma entidade com pensamentos próprios e não determina isso de maneira tão simples.

A ideia científica aqui é encontrada no metal Uru e nos gravitons que ele pode emitir. Tratam-se de partículas que podem modificar a massa do objeto dependendo do estímulo que recebem. Quanto mais gravitons um determinado objeto libera, maior fica a massa dele. Sendo assim, quando uma pessoa que não é digna do Mjölnir tenta levantá-lo, as partículas de gravitons são liberadas para que ela não consiga fazer isso de jeito nenhum, aumentando a massa do objeto junto com a força exercida por quem quer tirá-lo do lugar.

Vale lembrar que o martelo já foi usado por outros personagens da Marvel (e até mesmo da DC) além de Thor. Entre eles, estão: Vampira, Tempestade, Homem Aranha, Capitão América, Mulher Maravilha e até o Super Homem. Interessante, não é?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.