Publicitário de campanhas da Apple, Lee Clow anuncia aposentadoria

Por Thaís Augusto | 15 de Fevereiro de 2019 às 23h10
AdNews

Um dos maiores nomes da propaganda mundial, Lee Clow anunciou sua aposentadoria nesta última quinta-feira (14) aos 76 anos. Ele foi a mente por trás de campanhas publicitárias da Apple como "Think Different" e "Get a Mac" e atuou no setor por 35 anos. A notícia foi divulgada por meio de uma "carta de amor à publicidade" e a data escolhida foi proposital: ontem, foi celebrado nos Estados Unidos o Valentine's Day, equivalente ao Dia dos Namorados que comemoramos em junho no Brasil.

Nos últimos anos, Clow ocupou a posição de chairman da TBWAMedia Arts Lab, empresa criada para atender a Apple em 2006. Apesar da aposentadoria, ele assumirá o posto de presidente emérito e continuará envolvido em projetos sociais, além de trabalhar em um longa-metragem.

A experiência do publicitário foi marcante para a Maçã. Segundo Steve Jobs, trabalhar com Clow foi uma das experiências mais maravilhosas de sua vida. Em 2013, Clow foi homenageado com o Leão de São Marcos, honraria entregue pelo Cannes Lions às pessoas que ajudaram a construir a história da propaganda no mundo.

O primeiro grande sucesso da parceria entre Clow e Apple foi o comercial "1984", que fazia referência à obra escrita por George Orwell. O livro discute uma sociedade na qual as pessoas eram constantemente vigiadas, e o comercial, lançado durante o Super Bowl, tinha como slogan "Por que 1984 não será como 1984" e dizia que a nova tecnologia da Apple não seria utilizada para o controle, mas sim para a liberdade.

Em 1997, a Apple inaugurou seu conceito "Think Different" com o comercial "The Crazy Ones". O comercial comparava pretensões e anseios da Apple com os ideais de algumas figuras importantes como Martin Luther King Jr.

O comercial "Get a Mac" também fez sucesso. No vídeo, a Apple fala das vantagens do Mac em relação aos demais computadores.

A TBWAMedia Arts Lab ainda desenvolve campanhas publicitárias para a Maçã, e uma das mais recentes foi o comercial do HomePod chamado "Welcome Home". ,Clow também desenvolveu campanhas para outras importantes empresas, como a Adidas, por exemplo. Em 2004, a empresa lançou seu conceito "Impossible is Nothing", o mais marcante de sua história. O comercial inspira pessoas a ultrapassarem seus limites.

Em 1997, o chihuahua do comercial do Taco Bell também fez sucesso mundial com a frase "Yo Quiero Taco Bell". A imagem do cachorro se espalhou para pôsteres e acabou se tornando uma figura da cultura pop americana da época.

Fonte: Fast Company

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.