Publicidade

Gastos com anúncio nas redes sociais aumentam mais de 20%, diz estudo

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Maio de 2022 às 17h30

Link copiado!

Unsplash/Brett Jordan
Unsplash/Brett Jordan

Os gastos das empresas com sua gestão de redes sociais tiveram, no primeiro trimestre, um crescimento de 21% no Brasil em relação ao mesmo período em 2021. A informação vem de um levantamento da base de clientes da plataforma de marketing digital Emplifi (ex-Socialbakers).

O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US$ 3.631 (R$ 18,6 mil) no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US$ 3.000 (R$ 15,3 mil).

“Apesar da queda nos gastos com anúncios após a temporada de festas, as marcas ainda estão gastando mais do que na época do ano passado, mesmo com taxas de cliques em declínio que agora estão abaixo de 1%”, afirmou Zarnaz Arlia, chefe de marketing da Emplifi.

Continua após a publicidade

Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de 32 interações por 1.000 impressões, um número que permaneceu consistente no ano passado.

Entre os perfis com melhor performance no Instagram no Brasil, a novidade no pódio é Wendell Carvalho, um perfil de coach com mais de 6 milhões de seguidores e 213 posts que, durante o trimestre, acumulou mais de 4 milhões de interações.

Os seis perfis brasileiros com melhor performance no Instagram, segundo a Emplifi, são:

Continua após a publicidade
  • Netflix Brasil: 68.940.468 interações em 248 posts;
  • Obvious: 4.521.576 interações em 198 posts;
  • Wendell Carvalho: 4.436.945 interações em 213 posts;
  • Disney+ Brasil: 3.544.027 interações em 306 posts;
  • Grão de Gente: 3.388.887 interações em 658 posts;
  • HBO Max Brasil: 2.213.665 interações em 473 posts.

Engajamento no Facebook

Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.

Os seis perfis brasileiros com melhor performance no Facebook, segundo a Emplifi, são:

Continua após a publicidade
  • Pontofrio com 3.283.116 interações em 292 posts;
  • Netflix Brasil com 3.023.326 interações em 315 posts;
  • Casas Bahia com 2.244.568 interações em 277 posts;
  • Patins Cascavel com 1.183.684 interações em 88 posts;
  • Atacado Games com 1.373.294 interações em 437 posts;
  • Hurb com 1.124.399 interações em 676 posts.