Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo indica Brasil como maior mercado de publicidade digital na América Latina

Por| 12 de Abril de 2019 às 17h44

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Segundo pesquisa do eMarketer ‘Latin American Ad Spending 2019’, o crescimento previsto no investimento em publicidade digital na região latinoamericana neste ano alcançará um valor de US$ 9,17 bilhões (R$ 35,7 bilhões). O destaque entre os países será o Brasil que, impulsionado pelos anúncios mobile, registrará mais de metade (53,7%) dos gastos na região.

Apesar dessa evolução, a publicidade na América Latina ainda é inferior à média mundial, visto que cada vez mais as pessoas se conectam por dispositivos móveis, levando as marcas  recorrer a estratégias digitais, com o objetivo de conhecer melhor seus potenciais consumidores. A inversão para investimentos em estrutura digital se dá devido à melhora no acesso à internet móvel, com planos de telefonia mais baratos e o aumento expressivo de vendas de smartphones. Todos esses fatores levam ao crescimento da publicidade mobile na região, cujos gastos devem representar 62,7% dos investimentos digitais.

“O crescimento de investimento em publicidade para mobile no Brasil confirma uma tendência já observada nos últimos anos. Com verbas menores após crises e investimentos mais conservadores, as empresas começaram a cobrar uma visão mais detalhada de resultados em investimentos de publicidade, além de pulverizar o orçamento em diversos meios. Investir em digital se tornou, então, a principal forma de ter visibilidade sobre resultados e métricas que muitas vezes são utilizadas para defender os gastos", afirma Lucas Patrício, CEO da GMD.

Os números no campo mobile também deixam o Brasil em uma posição privilegiada. O país é responsável por mais da metade (50,7%) dos gastos regionais, seguido do México (17,7%) e da Argentina (4,2%). Segundo o eMarketer, a tendência é que quase um terço dos gastos com mídia sejam convertidos em investimentos para plataformas digitais.

Continua após a publicidade

“Apesar da crise econômica impactar e muito em vários países, o digital segue crescendo. Isso acontece porque o custo para atingir os consumidores de plataformas digitais ainda é mais barato em relação à mídia tradicional. Assim, os investimentos que antes eram destinados aos anúncios de televisão, passaram para os canais digitais e, principalmente, para mobile”, explica Juan Carlos Göldy, CEO e Cofundador da Logan, uma das fontes dessa pesquisa.

Ainda dentro dessa mesma pesquisa, a expectativa é que até 2023 sejam gastos cerca de 5 bilhões de dólares em mídia mobile e o total de ad spending passe dos atuais 64,1% para 82,1%.

Fonte: eMarketer, Logan, GMD