Como a publicidade interativa pode melhorar o engajamento das empresas?

Por Colaborador externo | 16.04.2015 às 10:20 - atualizado em 23.06.2015 às 16:05

Por Rodrigo Paolucci*

Em tempos de interatividade, os vídeos online têm ganhado destaque nos mais diferentes meios de divulgação. Atualmente, o Brasil já é considerado o segundo país que mais consome vídeos, porém isso não significa que as marcas atinjam um real engajamento com seu público.

De acordo com o eMarketer, instituto especializado em pesquisas sobre o mercado digital, a publicidade interativa em vídeos vem crescendo de forma acelerada, mas o engajamento dos usuários com os anúncios ainda é inexpressivo.

É claro que não existem fórmulas mágicas, mas para facilitar, aqui vão seis dicas para melhorar o engajamento das campanhas de vídeos com publicidade interativa:

  1. Invista em anúncios interativos: um estudo realizado pela AdoTube, empresa especialista em publicidade na web, aponta que os anúncios interativos permitem o engajamento por meios de ações diversas, além de ajudar a reter o público atingido no site e nas redes sociais do anunciante, aumentando as chances de conversão de vendas. Isto é, os anúncios interativos fortalecem a experiência dos anunciantes e do público com o conteúdo exibido.
  2. Estimule curtidas e comentários: convide usuários a curtir, comentar e compartilhar um conteúdo anunciado nas redes sociais. Dessa forma, a empresa não somente reforça a interação dos usuários com a marca, mas também contribui para o engajamento do seu público alvo com as campanhas.
  3. Explore seus próprios canais: quando falamos em engajamento em vídeos, o tempo que o usuário fica em um site é um ótimo indicador do verdadeiro interessado em sua marca. É importante sempre manter os canais tradicionais, mas também os sociais e o e-mail marketing atualizados com conteúdo de alta relevância para, dessa forma, engajar sua audiência.
  4. Invista em conteúdo de qualidade: o desafio para as marcas se destacarem entre seus concorrentes é proporcionar conteúdo que conquiste a atenção do seu público alvo. O Branded Content, por exemplo, é uma importante estratégia de construção e consolidação de imagem com base na produção de conteúdo que estimula, intensifica a experiência e agrega conhecimento para o consumidor, sem com isso “manipulá-lo” sobre algum produto ou serviço da marca.
  5. Reforce a estratégia com uma rede Premium: se você quer que sua marca apareça mais em diferentes meios de comunicação, a publicidade interativa ganha ainda mais força quando a empresa investe em anúncios em uma rede de conteúdo premium. Por meio de canais específicos é possível oferecer conteúdo que aborde o contexto de mercado em que sua empresa está inserida. Dessa forma, a marca será exibida para milhares de usuários que tenham um real interesse no assunto que sua empresa trabalha, gerando um maior engajamento.

Essas foram apenas algumas dicas de como aproveitar de forma eficiente os vídeos online para gerar engajamento e, consequentemente, aumentar a identidade com a marca e uma maior conversão em vendas.

*Rodrigo Paolucci, CEO da SambaAds, empresa focada em publicidade e referência em distribuição de conteúdo premium na web