Tumblr lança programa de comércio de arte com anunciantes

Por Redação | 22 de Janeiro de 2015 às 17h56

O Tumblr anunciou nesta quinta-feira (22) o lançamento do Creatrs, um novo programa que alinha os artistas do Tumblr com marcas e campanhas publicitárias. As informações são do Venture Beat.

O projeto já vem sendo desenvolvido há quase um ano e foi apresentado no escritório do Tumblr, em Nova Iorque, pelo chefe de criações estratégicas David Hayes. O executivo afirmou que a companhia está expandindo seu portfólio com marcas fora de sua plataforma. E está utilizando sua própria comunidade para isso.

Para exemplificar, Hayes começa citando Cindy Suen, artista que cria um interessante mosaico de gifs animados, com cores vibrantes e divertidas ilustrações dinâmicas. Depois de descobrir o trabalho de Cindy, o executivo levou-a para trabalhar numa campanha para o Tumblr.

TUMBLR CREATRS

Em seguida, Hayes pediu à artista para criar imagens para uma camiseta, que seria vendida para arrecadar dinheiro para a campanha beneficente. Seis meses depois, ele voltou a entrar em contato com Cindy, desta vez para trabalhos maiores, incluido material para o filme Ouija e a arte do cenário de fundo da competição musical The Voice. Esse trabalho todo foi remunerado.

Com o Creatrs, o Tumblr pretende abrir oportunidades com anúncios para uma fatia maior de seus mais de 420 milhões de usuários mensais, pois trata-se de uma comunidade que já vem nivelando seu conteúdo criativo à altura de um material profissional pago. Prova disso são os 100 livros que saíram de blogs do Tumblr, incluindo Humans of New York, best-seller na lista do periódico New York Times.

O Creatrs deve conectar as várias atividades de um artista, como suas causas, eventos, artes, oportunidade de aprendizado, campanhas publicitárias e parceiros midiáticos. Para isso, o Tumblr também está criando o Creatrs Network, que deve facilitar essas conexões e oferecer uma suíte de conteúdo de criadores aliados, os quais podem ajudar os novatos a conquistar seus objetivos no mercado.

No Tumblr, um time interno será responsável por levar as marcas aos artistas relevantes, ao invés de deixá-los tentando vender seu conteúdo sozinhos. A empresa anunciou que nos últimos seis meses pagou US$ 250 mil para artistas durante a fase de testes da plataforma.

Até o momento, são 300 artistas registrados e não há vagas para mais criadores. O Tumblr quer antes saber como sua rede irá se comportar antes de abrir para todos. Para os analistas de mercado, tanto o Creatrs quanto sua rede Creatrs Network representam uma grande oportunidade do blog expandir sua plataforma de anúncios, inclusive para outras mídias.

Com isso, a companhia espera aumentar seu valor para o Yahoo, seu proprietário, e também avançar para um novo nicho, atuando como agência publicitária.

Fonte: http://venturebeat.com/2015/01/22/tumblr-launches-creatrs-a-program-that-lets-artists-sell-their-art-to-advertisers/

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.