Publicidade na internet cresce, mas ainda fica atrás da TV

Por Redação | 28.01.2014 às 18:28
Nielsen Publicidade

A agência de publicidade Nielsen divulgou em pesquisas recentes o estado do mercado de publicidade em todas as plataformas de mídia, antigos e novos. Segundo os dados, a publicidade na internet é o meio que mais cresce, mas continua sendo um adversário pequeno se comparado a outros meios de comunicação, tais como jornais, revistas e TV.

A publicidade global em toda a web, internet móvel e aplicativos cresceu aproximadamente 32,4% em 2013 – de longe o maior salto de qualquer mídia. Em contraste, a televisão cresceu apenas 4,3%, mas continua a ser o gigante quando se trata de gasto com publicidade, tendo quase 58% do mercado total.

A Nielsen não inclui valores monetários em suas previsões, apenas o percentual que cada plataforma está recebendo em termos de gasto com publicidade e como estes estão, em declínio ou em crescimento.

O fato da TV ser o melhor e mais eficaz meio de comunicação e, por consequência, ser líder no mercado de publicidade, tem levado empresas líderes da internet, com modelos de negócio baseados em anúncios, a incluir cada vez mais anúncios em vídeos e filmes online. O objetivo é alcançar cada vez mais público e gerar renda.

Como nada acontece por acaso, o resultado da pesquisa vem na mesma semana em que o Google (líder em publicidade na internet) e o Facebook (que agora está tomando medidas para tornar-se mais do que uma rede social) estão relatando seus resultados trimestrais. Enquanto o Google é dono do YouTube, o maior site de vídeos online do mundo, o Facebook também tem se movido bastante em anúncios de vídeo.

Publicidade Nielsen

Em outras partes do mercado, a publicidade continua a ser um grande desafio, como no rádio, jornais, revistas e cinema, que estão todos em declínio. Por outro lado, o outdoor é a outra única categoria que vimos atingir um pequeno crescimento em 2013: cerca de 5,1%.