Estudo aponta que gasto com publicidade em celulares aumentou 105% em 2013

Por Redação | 20 de Março de 2014 às 11h35

Uma pesquisa da eMarketer revelou um aumento de 105% no gasto com publicidade móvel em 2013, chegando a US$ 17,96 bilhões (R$ 42,15 bilhões). Google e Facebook lideram a expansão do mercado, reivindicando US$ 6,92 bilhões dos US$ 9,2 bilhões (75,2%) extra investidos no ano passado. Juntas, as duas companhias são responsáveis por mais de dois terços dos ganhos com publicidade móvel no mundo.

O Facebook, particularmente, se destaca pelo seu crescimento. Em 2012, a empresa tinha participação de apenas 5,4% no mercado mundial de publicidade, número que aumentou para 17,5% em 2013. Embora o Google tenha sido o responsável por cerca de 50% dos ganhos do mercado móvel no ano passado, os especialistas do eMarketer prevêem que o Facebook aumente sua participação neste ano e abocanhe parte da fatia da empresa.

Para 2014, as previsões indicam um aumento de 75,1% nos gastos com publicidade móvel, chegando a US$ 31,45 bilhões, ou cerca de 25% dos gastos com publicidade online no mundo. O Google deve continuar liderando esse mercado, com 46,8% dos ganhos, seguido por Facebook (21,7%), Twitter (2,6%), Pandora (1,7%) e YP (1,6%). Em 2013, a publicidade móvel foi responsável por 23,1% dos lucros do Google com publicidade e o número deve aumentar para 33,8% este ano.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.