Estudo aponta que gasto com publicidade em celulares aumentou 105% em 2013

Por Redação | 20 de Março de 2014 às 11h35

Uma pesquisa da eMarketer revelou um aumento de 105% no gasto com publicidade móvel em 2013, chegando a US$ 17,96 bilhões (R$ 42,15 bilhões). Google e Facebook lideram a expansão do mercado, reivindicando US$ 6,92 bilhões dos US$ 9,2 bilhões (75,2%) extra investidos no ano passado. Juntas, as duas companhias são responsáveis por mais de dois terços dos ganhos com publicidade móvel no mundo.

O Facebook, particularmente, se destaca pelo seu crescimento. Em 2012, a empresa tinha participação de apenas 5,4% no mercado mundial de publicidade, número que aumentou para 17,5% em 2013. Embora o Google tenha sido o responsável por cerca de 50% dos ganhos do mercado móvel no ano passado, os especialistas do eMarketer prevêem que o Facebook aumente sua participação neste ano e abocanhe parte da fatia da empresa.

Para 2014, as previsões indicam um aumento de 75,1% nos gastos com publicidade móvel, chegando a US$ 31,45 bilhões, ou cerca de 25% dos gastos com publicidade online no mundo. O Google deve continuar liderando esse mercado, com 46,8% dos ganhos, seguido por Facebook (21,7%), Twitter (2,6%), Pandora (1,7%) e YP (1,6%). Em 2013, a publicidade móvel foi responsável por 23,1% dos lucros do Google com publicidade e o número deve aumentar para 33,8% este ano.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.