Estudo: 25% dos cliques em propagandas online são feitos por robôs

Por Redação | 15 de Dezembro de 2014 às 09h41

Já faz um bom tempo que a publicidade online assumiu um papel de destaca na receita das empresas que trabalham com tecnologia. O problema é que muitas das companhias que apostam nesse ramo estão tapeando o sistema e utilizando robôs para engordarem suas contas bancárias.

A NBC News revelou recentemente um estudo da empresa White Ops, que constatou que cerca de 25% dos cliques em publicidade em vídeos vêm de bots, um script programado para simular ações humanas repetidas vezes. Ao todo, esses robôs foram responsáveis por mais de cinco bilhões de impressões nos sites investigados pela firma especializada em fraudes na web.

A coisa toda é feita para simular pessoas que assistem aos vídeos e realmente clicam nas publicidades. Outro dado curioso é que 66% dos bots encontrados pela pesquisa são provenientes de IPs residenciais, ou seja, de computadores ou navegadores infectados. A pesquisa, no entanto, não foi a fundo para descobrir se os responsáveis por essas infecções foram cibercriminosos ou as próprias empresas, que também podem ter contratado hackers na surdina para fazer o trabalho por elas.

De toda forma, a situação é alarmante e pode prejudicar principalmente aqueles que trabalham honestamente e apostam na propaganda online. Se você, usuário, desconfia que seu computador pode estar sendo usando por essa rede de bots, trate de manter seu sistema operacional atualizado e de ter sempre as últimas definições do antivírus instaladas.

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