Crescimento das buscas pelo celular derruba receita de publicidade no desktop

Por Redação | 14 de Março de 2014 às 15h56

A migração dos usuários de computadores para dispositivos portáteis como celulares ou tablets está cobrando sua fatia também do mercado publicitário. De acordo com dados da consultoria eMarketer publicados pelo site CIO, os gastos com propagandas nas versões para desktop dos mecanismos de busca deve cair mais de 9% em 2014, enquanto mais e mais pesquisas são realizadas pelos equipamentos mobile.

Na mesma medida, a utilização de serviços do tipo por meio de smartphones ou tablets deve subir mais de 80%. O mercado publicitário nesse setor, porém, ainda é menor e deve acumular US$ 8 bilhões nos Estados Unidos, contra US$ 13 bilhões nos desktops. A tendência, entretanto, é que essa balança cada vez mais se iguale até um possível momento em que o mundo mobile ultrapasse os computadores também nesse quesito.

O principal motor dessa modificação, claro, é o Google, que é hoje a principal ferramenta de buscas da internet. E é também nos números da empresa que dá para sentir a mudança. Em 2013, mais de 75% das pesquisas realizadas no site da empresa foram originadas de PCs, enquanto em 2014, esse total deve chegar a 66%.

É também a companhia que mais investe na integração entre as duas modalidades e fomenta a publicidade também nas buscas mobile. No ano passado, o Google lançou um programa que permite o gerenciamento de anúncios nas duas plataformas a partir de um único lugar, além de segmentar as propagandas exibidas de acordo com a localização geográfica dos usuários, de forma a aumentar sua eficácia.

A eMarketer também apontou o mercado móvel como uma boa oportunidade para anunciantes com orçamento menor, já que as grandes empresas não estão acompanhando perfeitamente o movimento dos usuários no rumo dos smartphones e tablets. Sendo assim, quem estiver disponível primeiro nesses dispositivos pode ter vantagens, antes que a grande corrida pelo ouro também comece por lá.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.