Android se torna líder em tráfego de publicidade online

Por Redação | 22 de Abril de 2014 às 15h48

Por mais que seja o sistema operacional com maior número de usuários em todo o mundo, o tráfego a partir de anúncios sempre foi maior nos aparelhos com iOS. Até agora. De acordo com dados revelados pela Opera Mediaworks, o sistema operacional do Google ultrapassou o rival pela primeira vez, conquistando 42,83% do market share quando o assunto é a publicidade mobile.

Os iPhones e iPads ficaram em segundo lugar, com 38,17% do tráfego. De acordo com a consultoria, o Android também vem ganhando terreno quando o assunto é a monetização e lucratividade dos anúncios, concentrando 33% da renda total durante o primeiro trimestre de 2014. A título de comparação, no ano passado, esse total era de 26,7%. As informações foram publicadas pelo Venture Beat.

Ads mobile

Apesar do domínio global, porém, a Opera chama atenção para o fato de que o Android está longe de ser uma plataforma consolidada. No Reino Unido, por exemplo, o mercado ainda é do iOS, com 55% do tráfego e 67% da renda oriunda deles. São números que se repetem em outros territórios e que, com certeza, devem ser o foco de atenção do Google pelos próximos meses.

Além disso, a empresa destaca os Estados Unidos como país com maior lucratividade e movimentação de anúncios online, com mais de 50% do tráfego global. É aqui que, por exemplo, pode-se observar uma tendência que se reflete em outros territórios: o uso de vídeos e propagandas incorporadas a aplicativos acabaram sendo as modalidades de publicidade com maior movimentação, atraindo mais atenção dos usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.