Star Wars Day: Apple destrincha criação de sons da saga com uso de 280 Macs
Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 04 de Maio de 2022 às 09h36
Em comemoração ao Dia de Star Wars neste dia 4 de maio (may the fourth), a Apple acaba de liberar um vídeo da série Behind the Mac e um artigo especial detalhando a criação e edição dos sons da franquia pelos artistas da Skywalker Sounds, confirmando também uma sessão especial "Today at Apple" sobre Star Wars.
- Por que o Star Wars Day é celebrado no dia 4 de maio?
- LEGO abre portas para a melhor era de Star Wars nos games
No vídeo "Behind the Mac: Skywalker Sound", a Apple destaca "a equipe de criadores que colaboram para fazer a magia que ouvimos na tela", destrinchando em 16 minutos a gravação de áudio em campo e o complexo processo de design e mixagem de som para ajustar e combinar sons e efeitos sonoros que arrepiam todo fã de Star Wars.
Já no muito completo artigo especial "Descobrindo os sons de uma galáxia muito, muito distante com o Mac", a Apple dá espaço para que artistas da Skywalker Sound compartilhem seus processos criativos, desvenda as origens da voz do R2-D2 e a jornada para criação da enorme biblioteca de som.
Descrito pelo editor de som Ryan Frias como "os cérebros de todos os estágios de operações", o estúdio utiliza aproximadamente 130 racks de Mac Pro, 50 iMac, 50 MacBook Pro e 50 Mac Mini com Apple Pro Tools como principal aplicação de áudio.
"A edição de som é realmente a mesma coisa que o processamento de palavras; cortando e colando arquivos", afirma o lendário designer de som Ben Burtt, responsável pelos filmes originais de Star Wars. "Toda experiência que tive no Mac me deu treinamento para edição de som digital."
Burtt destaca que começou a editar com Final Cut no Mac no fim dos anos 90 e que hoje possui quatro Macs para diferentes processos: "Um para edição de imagens, edição de som, escrita de manuscritos, estou completamente cercado. Eles são rotulados alfa, beta, gama, delta."
"Quando se trata especialmente de sons de fantasia — vozes alienígenas, criaturas, armas, coisas estranhas do tipo — uma performance ajuda", diz Burtt. Nos primeiros estágios para encontrar a voz do R2-D2, que estabeleceu o padrão de como o design de som pode influenciar o desenvolvimento do personagem, Burtt sentiu maior pressão, sabendo que o dróide estaria compartilhando cenas com Alec Guinness.
Você pode conferir todo o artigo "Uncovering the sounds of a galaxy far, far away with Mac" aqui (em inglês) e acompanhar aqui a exclusiva sessão online Today at Apple no 9 de maio.
Fonte: Apple