Pesquisa revela que games mobile estão em declínio - inclusive no Brasil

Por Rafael Romer | 30 de Janeiro de 2017 às 20h50
Reprodução

Jogos para dispositivos móveis estão perdendo popularidade rapidamente entre consumidores, revelam dados divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Yahoo e coletados através de sua plataforma de analytics mobile, Flurry.

De acordo com a empresa, a tendência de queda no número de interações com jogos móveis já estava sendo observada há algum tempo e tem relação com a maturidade do mercado de aplicativos e com mudanças na forma como usuários se engajam com os games.

Em 2016, o número de "sessões" de consumidores com jogos para tablets e smartphones caiu 15% no mundo inteiro – de 450 bilhões de sessões para 380 bilhões. No Brasil, a queda foi um pouco menor, de 10%.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Globalmente, apenas três das dez categorias de apps avaliadas pelo Flurry apresentaram quedas nos números de sessões no ano passado. Além de games, apps para a "personalização" do sistema operacional (queda de 46%) e de notícias/revistas (queda de 5%), também perderam participação nos smartphones de usuários. Além disso, especificamente no Brasil, apps de produtividade ainda observaram uma queda de 20% no número de sessões.

Do outro lado do ranking, aplicativos de Mensageria e Esportes ficaram entre os que mais cresceram em sessões no período, com, respectivamente, acréscimos de 44% e 43% no mundo inteiro. No Brasil, aplicativos de compras foram os que mais ganharam espaço junto aos usuários, com um crescimento de 111% no número de sessões em relação ao ano anterior.

Além da queda, jogos também apresentaram uma retenção consideravelmente menor de usuários quando comparados com outros aplicativos. Tanto entre usuários Android e iOS, categorias como "Jogos de Ação" e "Jogos para Famílias e Crianças" observaram índices menores que 10% de retenção de usuários após 30 dias da instalação. Na outra ponta, apps como serviços de meteorologia mantém um alta retenção em ambas plataformas: 35% no Android e 28% no iOS.

"Os desenvolvedores de jogos pavimentaram o caminho para a monetização, foram os primeiros que implementaram publicidade móvel, compras em apps", explicou Chris Klotzbach, diretor do Flurry, ressaltando o pioneirismo do setor. "Eles estabeleceram muitos dos hábitos e comportamentos que temos no nossos smartphones".

Para Klotzbach, no entanto, agora o setor precisa de uma nova "graça" para conquista novamente espaço junto aos consumidores, que tendem agora a perder rapidamente o interesse por títulos móveis.

Um dos grandes exemplos desse fenômeno foi Pokémon GO, game que atingiu um pico de usuários uma semana após seu lançamento e já havia perdido 79% de sua base de jogadores após dois meses. "A indústria de jogos é guiada por grandes hits, e nos últimos dois anos nós não vimos muitos novos hits", avaliou Klotzbach.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.