Novo algoritmo da Amazon analisa tendências de moda para criar roupas

Por Redação | 24 de Agosto de 2017 às 16h31

A maior varejista do comércio eletrônico internacional quer também liderar as vendas no segmento da moda. A Amazon acaba de criar um novo algoritmo capaz de analisar imagens de roupas que seguem as últimas tendências para copiar seu estilo, criando novas peças de roupa.

O algoritmo foi desenvolvido pela Lab 126, braço de pesquisas e desenvolvimento da Amazon, e ele usa uma tecnologia chamada GAN (que significa “rede contraditória generativa”), que também é capaz de criar avatares com desenhos japoneses por conta própria. A GAN usa duas redes neurais, que melhoram o sistema geral ao unir suas forças.

Para a Amazon, o sistema analisa um lote de imagens, identificando tendências para produzir seu estilo. A varejista vem mirando a indústria da moda pelo menos desde 2006, quando comprou a loja virtual Shopbop, além de ter patrocinado semanas de moda internacionais na Índia e no Japão. Com o novo algoritmo, a empresa pode se tornar capaz de produzir roupas sob demanda, de acordo com as últimas tendências analisadas pelo algoritmo, se infiltrando neste mercado tão concorrido.

Fonte: MIT