Mercado de smartwatches cai mais de 51,6% em um ano

Por Redação | 24.10.2016 às 20:19
photo_camera Reprodução/Google

A onda dos smartwatches parece que já esfriou antes mesmo de esquentar. Dados da consultoria IDC apontou uma queda de 51,6% nas vendas de relógios inteligentes no terceiro trimestre do ano.

De acordo com o levantamento do IDC, as vendas do segmento chegaram a 2,7 milhões de unidades, uma queda considerável em relação aos 5,6 milhões de aparelhos vendidos no mesmo período em 2015. Neste bolo, Lenovo e Apple, com o seu Apple Watch, tiveram quedas de mais de 70%.

Segundo Jitesh Ubrani, analista sênior da IDC Mobile Device Trackers, responsável pelo estudo, os números deixam evidente que os smartwatches atuais não são para todo mundo.

Atualmente, dispositivos conectados de fitness são os mais preferidos para os usuários de wearables e a única marca que mostrou um grande crescimento em vendas no período foi a Garmin, especializada em relógios inteligentes de alto desempenho para atletas. As vendas da marca subiram 324% no ano, ocupando 20% do segmento de smartwatches.

Em termos de market share, a Apple ainda domina o segmento, com 41% da preferência dos consumidores. A Samsung ocupa a terceira colocação com 9% do share, enquanto a Pebble, uma das precursoras neste mercado, caiu 54,1% e agora tem 3% do mercado.

Para os analistas do IDC, movimentos como o realizado recentemente pela Apple com o Apple Watch Series 2 e a espera pelo Android Wear 2.0, adiado pelo Google, serão decisivos para este mercado. Além disso, a Samsung já anunciou o seu Gear S3, mas ainda não deu a data de lançamento.

De acordo com os especialistas, o novo Apple Watch tem o potencial de agitar o segmento, especialmente na temporada de final de ano, mas ainda não se sabe o quanto. Já a reorganização do Google para o Android Wear 2.0 pode reservar um impacto mais contundente para o cenário de smartwatches, já que diversos fabriantes poderão fazer suas investidas em torno do próximo sistema operacional. É esperar para ver.

Fonte: The Register