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Mastercard lança sistema para pagar passagens de trem ou ônibus com cartão

Por| 11 de Outubro de 2016 às 20h16

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Mastercard lança sistema para pagar passagens de trem ou ônibus com cartão
Mastercard lança sistema para pagar passagens de trem ou ônibus com cartão
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Para facilitar a vida dos que precisam de deslocar comprando passagens e bilhetes de transportes terrestres nas grandes cidades brasileiras, a MasterCard lançou um novo sistema que permite que passageiros passem seus cartões de crédito, débito e pré-pago, apenas por aproximação, em meios de transporte públicos, como trens e ônibus. O passageiro não precisa nem digitar a senha do plástico.

A novidade, que foi criada em parceria com as empresas responsáveis pela emissão de cartões, operadoras de trens e ônibus e adquirentes, já começou a ser liberada como teste na região metropolitana do Rio de Janeiro, mais especificamente nos trens que fazem o trajeto da Central do Brasil às principais estações da linha Deodoro, e em São Paulo, na linha de ônibus Diadema-Berrini. A meta para o próximo mês é a capital do Paraná, Curitiba, e, para dezembro de 2017, a empresa já pretende ter instalado o sistema nas principais capitais do país.

Como o passageiro precisa de agilidade na hora de passar o cartão e emitir o bilhete, o uso de senhas será dispensado. A tecnologia EMV, utilizada no projeto, permite que ele apenas aproxime seu cartão do terminal de pagamento. Se o cartão funcionar tanto com débito quanto com crédito, fica a critério do banco definir qual função será ativada. Segundo a própria Mastercard, em 95% o débito é a opção. Quem usa um smartphone compatível com o serviço Samsung Pay também poderá desfrutar da novidade.

A Mastercard pretende, até o fim de 2016, colocar em atividade 1 milhão destes novos cartões, e por isso já fechou parcerias com órgãos emissores, como a Caixa e o Banco Original.

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"Se o validador do terminal ou do ônibus tiver o símbolo da Mastercard e da EMV, basta aproximar o cartão", explica Alexandre Brito, vice-presidente de Desenvolvimento de aceitação, varejo e novos negócios da companhia para o Brasil e Cone Sul.

A companhia esclarece que o seu objetivo é mirar diretamente no consumidor que pega trem ou ônibus com baixa frequência, ou seja, não depende diariamente do meio de transporte para se deslocar pela cidade. Estes passageiros geralmente compram seus bilhetes com dinheiro em espécie, e por isso, o novo recurso viria a calhar.

"A gente quer acabar com o dinheiro. Nosso sistema proporciona segurança e simplicidade. Ele elimina a necessidade de carregar dinheiro, evitando roubos, e também traz a conveniência de passar pela catraca direto, sem enfrentar filas para carregar o cartão", defende Brito.

Com informações da Exame