m-commerce: América Latina é região mais interessada em comprar pelo smartphone

Por Redação | 05.11.2013 às 14:08

Quatro em cada 10 usuários de telefones da América Latina já fizeram compras usando os seus smartphones, diz pesquisa feita pela eMarketer, e encomendada pela SAP. Com isso, a região ficou apenas atrás dos EUA, Ásia Oriental e EMEA (região que compreende a Europa, Oriente Médio e o norte da África). Além disso, aqueles que ainda não entraram para o m-commerce (comércio mobile) estão interessados em participar.

58% dos usuários de telefonia móvel da região responderam à pesquisa dizendo que não usaram seus smarpthones para fazer compras até Abril de 2013, mas que gostariam de fazer no futuro. Praticamente a mesma porcentagem de pessoas que escolheram a mesma opção na região da EMEA.

Pesquisa Vendas mcommerce

Em mercados mais maduros, como os EUA, o m-commerce parece não ter um apelo tão forte. Apesar de 44% dos entrevistados responderem que fizeram compras via celular, apenas 15% disseram que fariam novamente – menos que na América Latina ou qualquer outra região estudada.

O eMarkter estima que, no geral, 33% dos usuários de Internet na América Latina irão fazer uma compra com a ajuda de meios digitais, um aumento de 18,7% em relação ao ano passado (em número de pessoas, 78,6 milhões). As vendas na região devem somar U$ 46 bilhões, incluindo tanto vendas no varejo quanto em viagens.

Entre os entrevistados, apenas 17% do total mundial disseram que não compraram nada através dos smartphones e não pretendem fazer isso.