Publicidade

Já imaginou assistir a uma partida de futebol usando a realidade virtual?

Por| 04 de Agosto de 2015 às 17h27

Link copiado!

Já imaginou assistir a uma partida de futebol usando a realidade virtual?
Já imaginou assistir a uma partida de futebol usando a realidade virtual?

Sempre que falamos em realidade virtual, a primeira coisa que nos vem à mente são jogos. A indústria de games está realmente apostando pesado na tecnologia, mas não é a única — tanto que já falamos várias vezes de filmes e outras iniciativas semelhantes por aqui. No entanto, você já imaginou assistir a uma partida de futebol com esses estranhos óculos para se sentir no meio do campo?

Pois isso pode deixar de ser algo para o futuro e chegar às nossas mãos bem antes do que esperamos. Tanto que a NextVR decidiu realizar um evento no último final de semana nos Estados Unidos para demonstrar como vai funcionar essa nova maneira mais imersiva de acompanhar o esporte. Para isso, ela organizou um amistoso entre o Barcelona e o Manchester United para que alguns jornalistas convidados assistissem a tudo aquilo a partir do Samsung Gear VR.

E, por mais estranho que seja imaginar acompanhar aquele jogo do Campeonato Brasileiro com aquela coisa nada discreta na sua cabeça, a verdade é que o resultado dessa inovação realmente vale o constrangimento no domingo à tarde. Como o site Re/Code relata, a qualidade apresentada pela realidade virtual realmente impressiona e faz com que você se sinta dentro do estádio.

Continua após a publicidade

Isso significa que você não precisa mais ir ao jogo para se sentir lá dentro — ou pelo menos não quando as partidas forem em outras cidades. Segundo os relatos do jornalista, a transmissão ao vivo é algo que realmente funciona e chama a atenção, principalmente ao trazer ângulos que você normalmente não vê durante uma transmissão tradicional na TV.

Para isso, a NextVR posicionou cinco câmeras ao redor do campo para oferecer a melhor experiência aos espectadores. Isso permitia que as pessoas usassem a realidade virtual para ir além da área normalmente televisionada e ficar ali pertinho dos jogadores. Como é descrito pelo Re/Code, é possível ver o quarto árbitro como se ele estivesse ao seu lado e, por mais bobo que isso pareça ser, essa proximidade oferece algo aos amantes do esporte que nenhum canal é capaz de oferecer.

Por outro lado, isso não quer dizer que a nova tecnologia é perfeita. Por mais que a qualidade da imagem seja muito boa, o fato de as câmeras usarem lentes olho de peixe — um tipo de lente que garante um campo de visão bem maior que as demais — cria algumas distorções que faz com que os jogadores pareçam estar mais longe do que realmente estão.

Além disso, apesar de a realidade virtual criar a sensação de que você está livre dentro do campo, a verdade não é tão bonita assim. Do mesmo modo como acontece em uma transmissão normal, você ainda fica limitado àquilo que é definido pela emissora. Isso quer dizer que você não pode escolher qual câmera usar, sendo obrigado a seguir a mesma lógica que já conhecemos tão bem.

Continua após a publicidade

Ainda assim, o teste realizado pela NextVR pareceu bastante promissor. Tanto que o fundador da startup, DJ Roller, disse estar muito orgulhoso com a transmissão da partida e que está ansioso para levar isso para outros esportes. Segundo ele, é bem possível que as pessoas usem a realidade virtual para assistir à final da NBA em suas casas já neste ano.

Roller explicou ainda o conceito por trás das transmissões ao vivo. De acordo com ele, a intenção de sua companhia é exatamente vender a experiência de estar dentro do estádio para aquelas pessoas que não puderam de fato estar lá. E não é difícil imaginar esse tipo de cenário. Afinal, quem não queria estar em pleno Maracanã no final da Copa do Mundo no ano passado? Ou ver de perto o 7x1 no Mineirão?

E, por mais que a tecnologia ainda esteja dando seus primeiros passos nesse sentido, não há como não tratá-la como algo promissor. Não é à toa que alguns analistas já acreditam que transmissão de partidas na realidade virtual é um mercado que pode chegar a valer US$ 4 bilhões no futuro — e, diante de tanto dinheiro, é bem provável que as empresas não queiram investir nesse nicho tão atraente.

Continua após a publicidade

Fonte: Re/code