Windows Phone bate BlackBerry e assume terceira colocação nos EUA

Por Redação | 14.03.2014 às 13:21

Números divulgados pela ComScore colocaram a Microsoft no terceiro lugar no mercado norte-americano de smartphones, finalmente deixando a BlackBerry para trás. Apesar de em um primeiro momento a notícia ser motivo de comemorações, a análise mais apurada dos números, que são de janeiro de 2014, revela outras nuances.

De acordo com o relatório, a subida não se deu devido ao crescimento do Windows Phone – que manteve os mesmos 3,2% que vêm sendo registrados desde outubro de 2013 –, mas sim a uma queda no total de usuários do BlackBerry. A companhia da Amora Silveste desceu de 3,6% de market share para 3,1%, uma fatia que, aparentemente, foi tomada pela Apple e sua linha de iPhones.

No topo do ranking, como já era de se esperar, permanecem o Google, em primeiro, e a Maçã, em segundo. O Android apresentou queda de 0,5% em sua base de usuários e, em janeiro de 2014, registrou 51,7% de participação no mercado. O iOS aparece na vice-liderança, com 41,6% e um crescimento de 1% em relação a outubro do ano passado.

O mercado americano apresenta um total de 159,8 milhões de smartphones, com 66,8% de todos os usuários de celulares do país adotando os aparelhos inteligentes. Esse número também aumentou desde outubro, chegando a 7% de crescimento.

A liderança da gigante das buscas também se mantém quando o assunto é o tráfego online, com os sites e propriedades do Google sendo acessados por 89,4% dos usuários. O Facebook ficou com a medalha de prata com 86,6% da audiência, enquanto o Yahoo! e seus serviços obtiveram a terceira posição, com 86,2% da atenção dos americanos.

Já quando se fala em fabricantes, a situação se inverte e é a Apple que ocupa a primeira colocação, com 41,6% do mercado e crescimento de 1%. Em segundo lugar está a Samsung, com 26,7% e aumento semelhante, na casa de 1,3%. Na sequência vem LG (6,9%), Motorola (6,4%) e, por fim, a HTC (5,4%).