Vendas de impressoras de jato de tinta caem pelo segundo ano seguido no Brasil

Por Redação | 28 de Fevereiro de 2014 às 14h42

A analista de mercado IDC divulgou nesta sexta-feira (28) os números consolidados sobre o mercado de impressoras no Brasil em 2013. De acordo com os dados da consultoria, o setor apresentou uma queda de 9% nas vendas em relação a 2012, com um total de 3,7 milhões de equipamentos comercializados neste ano.

A receita do setor também apresentou uma queda de 13,6% em relação ao ano passado, fechando 2013 com uma movimentação de aproximadamente US$ 1 bilhão no país.

Na visualização dos resultados por tecnologia, o cenário, entretanto, é bem diferente entre as impressoras de jato de tinta e laser. Pelo segundo ano seguido, as impressoras de jato de tinta observaram uma queda no número de vendas, caindo para cerca de 2,6 milhões de unidades vendidas, uma redução de 13,1% no volume de vendas.

Por outro lado, as vendas de impressoras a laser tiveram um pequeno aumento de 3,4%. Este é o terceiro ano consecutivo que a tecnologia apresenta crescimento.

De acordo com a consultoria, um dos principais motivos da queda nas vendas de impressoras de jato de tinta é uma migração de foco dos fabricantes que teve início no período pós-crise de 2008. Na época, a estratégia de empresas de reduzir o preço de seus equipamentos para manter a lucratividade por meio de suprimentos de impressão condicionou o mercado a faixas de preços baixas, o que começa a impactar no volume de vendas conforme as empresas tentam retomar os preços de equipamentos.

A expectativa é que o modelo tradicional de operação voltada para a venda de hardware e suprimentos de impressão já não seja mais tão saudável do ponto de vista financeiro, de acordo com a consultoria. "É cada vez mais necessário realizar também a integração da oferta de serviços de impressão, seja de forma direta, seja via parceiros”, afirmou Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.