Um concorrente britânico para o Google Glass

Por Redação | 13.09.2012 às 15:24

Uma empresa chamada The Technology Partnership (TTP), com sede no Reino Unido, criou novos óculos de realidade aumentada que podem ser um forte concorrente do Google Glass.

A grande diferença do protótipo britânico é que ele projeta as imagens diretamente na frente dos olhos do usuário, enquanto o lançamento do Google mostra as imagens em um pequeno monitor que fica no canto inferior do olho direito. Isso força o usuário a olhar para baixo para ver o conteúdo desejado.

O protótipo da TTP funciona por meio de um projetor que é acoplado à armação dos óculos. Ele envia as imagens para as lentes e depois as reflete para os olhos. Ou seja, o usuário vê as imagens incorporadas ao que está enxergando.

Outra diferença está no design. Enquanto o modelo do Google tenta ser o mais futurista possível, este novo protótipo parece uma armação comum, que não chama tanta atenção.

Óculos de realidade aumentada

Foto: Reprodução / The Guardian

Em entrevista ao The Guardian, um dos executivos da empresa, Roger Clarke, falou um pouco sobre o projeto. "Esporte e lazer são aplicações de uso óbvias. Para esportes, você pode mostrar informações sobre o coração ou ritmo de respiração, um exemplo de como exibir informações relevantes e de para onde estamos dirigindo a tecnologia. Depois que estiver provado que funciona dessa forma, então as projeções podem ser incrementadas com mais informações", diz o Clarke.

Embora os óculos da TTP sejam apenas um conceito, os engenheiros acreditam que a ideia poderia ser aceita por grandes empresas que estão interessadas em desenvolver sistemas que incorporam realidade aumentada. Durante a entrevista, os representantes da empresa não quiseram citar nomes, mas disseram que estão negociando com uma empresa da Califórnia.