Procon deve ganhar plataforma online

Por Redação | 25 de Outubro de 2013 às 15h16
photo_camera Divulgação

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, deve ganhar uma plataforma online em 2014, para que consumidores possam fazer reclamações e empresas possam propôr formas de solucioná-las. As informações são do Estadão.

O Procon virtual deve contribuir para ampliar o atendimento ao cidadão, especialmente em cidades onde não existem unidades físicas do órgão. Segundo Juliana Pereira da Silva, titular da Secretaria de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, a criação de uma ferramenta online para o serviço vai facilitar que os brasileiros possam reclamar de produtos comprados ou itens contratados que não atenderam suas expectativas.

"De cada dez brasileiros que recorreram aos órgãos de defesa do consumidor, nove procuraram antes as próprias empresas e não foram atendidos. A plataforma virtual deixará mais rápida essa relação", disse. O projeto ainda será restrito aos órgãos de defesa do consumidor, mas será ampliado às empresas antes de ser levado à área de tecnologia do ministério.

Juliana lembra que os brasileiros estão cada vez mais acostumados a ter disponíveis, online, vários tipos de serviços, como a declaração do Imposto de Renda e o licenciamento de veículos. Logo, outros setores do governo também devem adotar o mesmo modelo. "No século 21, é precisso atender à demanda por esse tipo de atendimento", destacou Juliana.

O poder de ação dos Procons também será ampliado pelo governo, que deve impor medidas mais severas para empresas que infringirem os direitos dos clientes. A proposta é que a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) coloque as conciliações feitas pelos órgãos de defesa no mesmo status de audiências na Justiça.

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