Philips anuncia chegada de linha de Digital Signage no Brasil

Por Stephanie Hering | 20 de Março de 2014 às 10h30

A Philips anunciou nessa quarta-feira (19), em Jundiaí (SP), a chegada de sua linha de Digital Signage no Brasil. O evento foi realizado na fábrica da TPV, responsável pelo segmento de televisões da marca e pela produção da linha no país.

Parece que não, mas o Digital Signage é um segmento já visto por muitos. Trata-se dos painéis usados em comunicação em massa, seja para notícias, publicidade, avisos ou outros. Eles estão presentes em aeroportos, restaurantes e lanchonetes, estações de metrô e ônibus, elevadores e até mesmo hospitais. Atualmente, esse tipo de mídia classificada como Digital Out Of Home é o 4º meio de mais impacto no Brasil e o 2º em São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Digital Out Of Home.

Contudo, ainda há desafios que precisam ser superados por esse tipo de monitor, que ainda busca atingir o pequeno comércio, que, por muitas vezes, opta por soluções mais baratas como TVs convencionais não preparadas para funcionarem ininterruptamente (24 horas por dia, 7 dias por semana). Segundo estimativa da Philips divulgada na apresentação, cerca de 80% dos painéis comprados no Brasil com fins informativos ainda são televisores comuns.

Apesar da grande quantidade de aparelhos a serem substituídos por DS no país, a empresa holandesa espera crescimento de 55% do segmento no mercado brasileiro, impulsionado, principalmente, por eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. "A expectativa de crescimento do setor para 2014 segue a mesma porcentagem da América Latina e, fazendo os cálculos, espera-se que ao menos 82 mil telas sejam produzidas neste ano", afirma Élcio Hardt, gerente de produtos de Digital Signage da TPV.

Modelos

A linha de Digital Signage da Philips conta com 12 modelos diferentes, divididos em quatro séries: QL, VL, EL, XL e XH. Com exceção da QL que é uma série de entrada, todas as outras funcionam 24x7. Além disso, contam com resolução Full HD (1920x1080p), tecnologia LED e possibilidade de serem usados tanto na horizontal como na vertical. Todas oferecem três anos de garantia e possuem alto-falantes integrados, um diferencial interessante já que a maioria das marcas geralmente opta por suprir o recurso. Os tamanhos vão de 32" a 65".

Nos modelos 24x7, a capacidade é de 50 mil horas de exibição, até que ocorra uma eventual falha. Em um televisor comum, a capacidade de reprodução ininterrupta é de apenas 15 mil horas. Outro diferencial em relação à TV é o brilho, que possui incidência de 450 a 700 candelas por m², enquanto a televisão conta com, no máximo, 350 candelas por m². Essa alta intensidade permite a instalação em diversos ambientes, sejam pouco ou muito iluminados. Os painéis de DS da Philips também apresentam ventilação especial que, ao atingir 60ºC, desliga automaticamente o aparelho para evitar danos.

Por fim, outro destaque da linha fica por conta da opção de uso no formato vídeo wall, isto é, grandes painéis agrupados para exibir uma mesma imagem que, no entanto, é fracionada corretamente com a ajuda de um software específico. Nos modelos que suportam vídeo wall, as bordas variam entre 0,5cm (55") e 0,6cm (46"), o que ajuda a deixar a imagem mais natural e contínua.

Vendas

Como o Digital Signage não é direcionado ao usuário comum, mas sim ao comércio, empresas e outros estabelecimentos, não será possível encontrar painéis da Philips em redes varejistas ou revendedores. Se houver interesse na instalação de DS, a companhia ou o comerciante deverão procurar por integradores de soluções. O profissional fará um projeto com o interessado e até mesmo poderá visitar um local para orientar as instalações. "Esses integradores estarão em todo o país e poderão colaborar da melhor forma possível", explica Hardt.

A Philips não divulgou os preços dos modelos, no entanto é possível saber mais sobre suas especificações no site da fabricante. De acordo com Márcio Ferez, diretor de planta da TPV, a linha de Digital Signage deve estar disponível ainda neste mês.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.