Pesquisa: brasileiros estão trabalhando mais em casa

Por Redação | 12 de Dezembro de 2014 às 15h49

Os brasileiros estão trabalhando mais em casa. Essa é uma das conclusões da segunda edição do estudo Global Evolving Workforce, criado para identificar as atuais e futuras tendências que afetam as formas de trabalho e os ambientes corporativos, assim como o papel que a tecnologia tem exercido nessa evolução. A pesquisa foi encomendada pela fabricante estadunidense Dell.

“Esse estudo confirma a percepção de que o brasileiro é um profissional bastante conectado ao trabalho e que valoriza a flexibilidade de horário e local para executar suas tarefas”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.

O levantamento foi feito a partir das respostas de aproximadamente 5 mil profissionais de pequenas, médias e grandes empresas em 12 países, incluindo o Brasil. Por aqui, foram 501 entrevistados e 56% deles disseram trabalhar, pelo menos em algum momento do dia, em seus lares. O índice é ainda abaixo do percentual de países emergentes, que é de 68%, e está 31% acima dos desenvolvidos.

Outro dado que chama atenção no estudo é o fato de que 75% dos profissionais brasileiros checam o e-mail corporativo e 59% fazem chamadas telefônicas profissionais fora do horário de expediente. E 42% apontam que os departamentos de Tecnologia da Informação não estão cientes do uso dos equipamentos pessoais no trabalho.

GLOBAL WORKFORCE

“Um dado que serve de alerta para que as empresas repensem as formas de gerenciamento do acesso à rede corporativa, com o intuito de aumentar a segurança da informação e evitar o vazamento de dados, mas, ao mesmo tempo, sem limitar a mobilidade dos funcionários e a capacidade de acessar os dados de qualquer dispositivo, hora e local”, comenta o executivo da Dell.

O estudo também revela quais os dispositivos utilizados pelos brasileiros no ambiente corporativo. A grande maioria, 81%, utiliza desktop e 51% combinam computadores com outros dispositivos. O laptop aparece em segundo lugar, com 37%, os smartphones em terceiro, com 31%, e os tablets e equipamentos 2 em 1 são usados por, respectivamente, 16% e 17%.

GLOBAL WORKFORCE

“O que temos percebido é que essa necessidade de conectividade e acesso à rede corporativa por múltiplos dispositivos impacta também no aumento das demandas por projetos nas áreas de cloud computing, big data, mobilidade e segurança”, analisa o presidente da Dell Brasil.

Quando questionados sobre o futuro da tecnologia, os profissionais consultados na pesquisa apontam para a manutenção da tendência de mobilidade. A maioria, 80%, acredita que o tablet tende a substituir, eventualmente, o notebook. O estudo também levou em consideração o avanço da tecnologia e os novos recursos no ambiente corporativo. Quase metade dos entrevistados no Brasil, 42%, acreditam que a biometria será o principal meio de acesso às empresas, substituindo crachás e senhas.

Quanto ao equilíbrio entre pessoas e tecnologias, 55% dos brasileiros concordam que os recursos tecnológicos são bons, mas algumas coisas são ainda melhores quando feitas por pessoas. Além disso, 37% dizem que a tecnologia está avançando mais rápido do que podemos lidar com ela.

Para 39% dos brasileiros entrevistados, o desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental para melhorar a vida das pessoas. E 29% acreditam que a maioria dos problemas pode ser resolvida com tecnologia. No entanto, 20% consideram que as tecnologias reduziram a importância das pessoas.

Fonte: http://techpageone.dell.com/business/evolvingworkforce/

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