O impacto da Copa do Mundo nas plataformas sociais e móveis

Por Gabriel Castro | 23 de Maio de 2014 às 09h15

A pouco mais de duas semanas da Copa, as discussões sobre o mundial são cada vez mais constantes na internet e elas tendem a aumentar mais ainda com o início do evento. De acordo com o comScore Media Metrix de setembro de 2013, a América Latina é a líder no uso de redes sociais no mundo. Enquanto globalmente cerca de 83% da audiência da internet participa das redes sociais, na América Latina esse percentual cresce para 94%. Além disso, a região é a campeã no uso do tempo gasto em redes sociais, já que os latino-americanos empregam cerca de 9,4 horas por mês interagindo com as redes, enquanto a média mundial é de apenas 5,3 horas mensais.

O Brasil, batizado pelo Wall Street Journal como a Capital Universal das Mídias Sociais em 2013, conta com 98% dos usuários de internet plugados nas redes sociais com pelo menos uma conta. Aliado ao fato dos brasileiros serem normalmente proativos nas redes sociais, existe a melhoria das condições de conexão através das comunicações em 4G nas cidades da Copa, e o aumento significativo do número de smartphones e tablets. Portanto, a interação em tempo real será uma realidade e terá grande influência no campeonato mundial.

Vantagens para marcas

O conceito de Social, Local, Móvel - SoLoMo - será uma força fenomenal neste ano, e especialmente durante a Copa, por conta dos acessos dos visitantes aos seus smartphones nas diferentes cidades-sede. Aplicativos como Waze e o Foursquare trarão aos turistas informações sobre tráfego, promoções, eventos e dicas, sem depender do português para se comunicar e ter acesso às informações.

Do outro lado, as marcas usarão o So.Lo.Mo para manter contato e se fazer conhecidas dos consumidores, levando em conta alguns fatores, como a necessidade de identificar as comunidades relevantes para a marca, o monitoramento das conversas diariamente, a geração de conteúdo de qualidade, interessante e relevante, evitando sempre a geração de ruídos.

Olhando para os últimos grandes eventos mundiais, não é difícil imaginar o que acontecerá na Copa brasileira. O infográfico abaixo mostra a tendência desta Copa a ser altamente conectada.

Infográfico Copaq digital
Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.