O futuro da televisão está em duas telas
Por Joyce Macedo | 25 de Julho de 2012 às 10h15
Um levantamento feito pela Pew Research Center aponta números interessantes sobre uma nova maneira de assistir televisão, um novo perfil de público: os "telespectadores conectados".
Há dois meses a Pew entrevistou 2.254 adultos norte-americanos e descobriu que 52% dos proprietários de telefones celulares utilizam o aparelho enquanto assistem TV, criando uma espécie de integração entre as duas experiências. Por exemplo:
- Nos últimos 30 dias, 6% dos "telespectadores conectados" haviam votado para um resultado de reality show por meio de seus celulares enquanto assistiam ao programa;
- 11% acompanham comentários dos internautas a respeito de um programa que estão assistindo em tempo real;
- 11% comentam na web a respeito dos programas que estão assistindo;
- 22% recorreram à internet para confirmar a veracidade de algo que viram na TV;
- 23% enviaram mensagens para algum conhecido que sabiam estar assistindo ao mesmo programa;
- 38% utilizam o celular durante os intervalos dos programas que assistem.
Quem comemora estes números são os profissionais de marketing de mídia social. Para se ter ideia, 20% do público procura por um site após ele ser mencionado durante a programação televisiva. Essa convergência midiática tende a aumentar cada dia mais, ainda mais se pensarmos que os resultados dessa pesquisa não incluem dados de uso de iPads e Smart TVs.