O futuro da televisão está em duas telas

Por Redação

Um levantamento feito pela Pew Research Center aponta números interessantes sobre uma nova maneira de assistir televisão, um novo perfil de público: os "telespectadores conectados".

Há dois meses a Pew entrevistou 2.254 adultos norte-americanos e descobriu que 52% dos proprietários de telefones celulares utilizam o aparelho enquanto assistem TV, criando uma espécie de integração entre as duas experiências. Por exemplo:

  • Nos últimos 30 dias, 6% dos "telespectadores conectados" haviam votado para um resultado de reality show por meio de seus celulares enquanto assistiam ao programa;
  • 11% acompanham comentários dos internautas a respeito de um programa que estão assistindo em tempo real;
  • 11% comentam na web a respeito dos programas que estão assistindo;
  • 22% recorreram à internet para confirmar a veracidade de algo que viram na TV;
  • 23% enviaram mensagens para algum conhecido que sabiam estar assistindo ao mesmo programa;
  • 38% utilizam o celular durante os intervalos dos programas que assistem.

Quem comemora estes números são os profissionais de marketing de mídia social. Para se ter ideia, 20% do público procura por um site após ele ser mencionado durante a programação televisiva. Essa convergência midiática tende a aumentar cada dia mais, ainda mais se pensarmos que os resultados dessa pesquisa não incluem dados de uso de iPads e Smart TVs.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.