Mobile First: mais desempenho, menos tempo de espera

Por Colaborador externo | 07.04.2014 às 20:15

*Por Henrique Silva

O Mobile First, como o nome sugere, resume-se a uma filosofia que destaca a necessidade de priorizar o contexto móvel ao criar experiências de usuário. À medida que a paisagem digital fica cada vez mais complexa, precisamos projetar experiências que funcionem em todo o tipo de dispositivos. Um desafio divertido para nós da Fábrica de Software, Agile! OOHM

Através do mobile first conseguimos atingir mais pessoas. Afinal, 77% da população do mundo tem um dispositivo móvel levando em consideração que 85% dos celulares vendidos em 2011 eram equipado com navegador. Este cenário fez com que os desenvolvedores e designers se concentrassem no conteúdo do núcleo, aliando funcionalidade com objetividade, o que tende a propiciar qualidade permitindo inovar e tirar partido das novas tecnologias como geolocalização, notificações, truques de usabilidade e muito mais.

Por que então começar pelo mobile? A web móvel é muito mais limitada e instável do que outros contextos. O contexto móvel é nebuloso. O usuário está em movimento ou no sofá? Eles estão em Wi-Fi a 10 Mbit/s ou EDGE? Ao criar uma experiência que prioriza um cenário móvel de pior caso, você garante que seus usuários serão capazes de realizar seus objetivos, apesar de uma série de fatores que trabalham contra eles. Resumindo, se você pode amparar a web móvel, pode suportar qualquer coisa.

Intensificação do contexto móvel x dimensionamento para baixo

A partir do contexto do desktop, tanto conteúdo como o desempenho permanecem intactos. Porém, com o dimensionamento para baixo, corre o risco de sua mensagem central ou mesmo a funcionalidade se perder pelo tempo, a ponto de esmagar tudo a caminho para o contexto móvel.

Muitos especialistas móveis têm problemas com web design responsivo. Muitos acham que podem simplesmente encolher sites existentes para baixo e dizer que eles estão "otimizados para celulares". Contexto móvel vai além do tamanho da tela. Mobile First acomoda o contexto mais difícil primeiro.

Não é segredo que as redes móveis podem ser muito lentas e nada frustra mais os usuários do que um tempo de carregamento longo. Por exemplo, um usuário faz algo no App. O aplicativo envia uma mensagem para um servidor dizendo o que aconteceu. O servidor, por sua vez, responde que entendeu a mensagem e tomou as medidas adequadas. O aplicativo então mostra as atualizações, deixando que o usuário saiba que sua ação foi bem sucedida. Isso resulta em muita espera.

Enquanto os designers não podem acelerar a rede, eles podem fornecer aos usuários a sensação de que o tempo de resposta é mais rápidos do que realmente é.

Repare na abordagem do Instagram, por exemplo. Quando as pessoas curtem ou comentam uma foto, os resultados de suas ações são mostrados imediatamente. Na realidade, o seu pedido ainda está sendo processado em segundo plano, mas, o Instagram assume que foi bem sucedido, em vez de esperar para descobrir se realmente foi.

Essas soluções podem parecer um luxo desnecessário, porém não são. Acredite, esperar mais de um segundo para saber se sua requisição foi processada é uma verdadeira aflição. O que acaba levando a clicar de novo (talvez mais uma vez até), acabando com a requisição e com a paciência.

Quanto mais cedo a adaptação para a mentalidade Mobile First ocorrer, mais cedo estaremos preparados para o que vem pelas frentes digitais.

*Henrique Silva é Front-End Developer e apaixonado por design. Atua há dois anos com desenvolvimento de Sistemas Web e Sites na OOHM fábrica de software Agile!. Utiliza metodologia Agile (Scrum) e desenvolve funcionalidades de ponta a ponta, que vão desde a elaboração de soluções, modelagem de dados, testes unitários até a camada de apresentação e experiência de usuário. Também é especialista em ASP.NET MVC C# (Back-End), Entity Framework (ORM) e Linq, Code First – Migrations (entidade para banco), Testes Unitários (testes de código), testes com WebDriver (testes de tela).