Gasto com publicidade mobile deve aumentar consideravelmente até 2015

Por Redação | 09.12.2013 às 17:19

O ambiente mobile dos smartphones e tablets está se tornando o novo alvo das agências de publicidade. O mercado de anúncios em aparelhos móveis é um dos que mais crescem hoje em dia, e deve continuar crescendo até 2015.

De acordo com as previsões realizadas pela ZenithOptimedia e publicadas pela Reuters, o crescimento de publicidade global – que não envolve apenas eletrônicos – deve ser de 5,8% em 2015. Esse ano, o crescimento será de 3,6% e, em 2014, o crescimento vai saltar para 5,3%.

O relatório sugere que o crescimento seja estimulado principalmente pelos avanços da tecnologia móvel. Entre hoje e 2016, a ZenithOptimedia acredita que o setor mobile vai se tornar cada vez mais amigável para a publicidade, tanto tecnológica quanto culturalmente.

“A tecnologia móvel está criando novas oportunidades para publicitários se conectarem com os consumidores”, disse Steve King, Executivo Chefe da Zenith. “Combinado com o aumento contínuo dos mercados jovens e dinâmicos, isso vai estimular o crescimento dos gastos com publicidades globais nos próximos três anos”.

A ZenithOptimedia prevê que o mercado mobile seja responsável por 36% dos gastos com publicidade entre 2013 e 2016.

Porém, uma empresa concorrente foi um pouco menos otimista sobre as estimativas de crescimento de 2013 e 2014. O GroupM, que faz parte da WPP, informou que o crescimento em despesas publicitárias esse ano será de 3,3%, enquanto que no próximo ano será de 4,6%. Anteriormente, a empresa tinha projetado um aumento de 5,1% para 2014.