Especial migração para a nuvem: Suites de escritório

Por Ultradownloads | 08 de Maio de 2012 às 14h00

Atualmente é quase impossível pensar em trabalhar com computadores sem ter à mão uma suíte de aplicativos de escritório à disposição. O primeiro programa em que todos pensamos é o famoso Microsoft Office, que por muito tempo foi conhecido como sinônimo de como uma suite de escritório deveria ser ou mesmo parecer, porém não são todos que estão dispostos a pagar o valor da licença de uso para ter acesso ao pacote de aplicativos.

Uma excelente alternativa ao Office é a suite de código aberto LibreOffice, que além de gratuita possui poder de fogo de sobra para as altas exigências tanto do mercado de trabalho quanto trabalhos acadêmicos. Mas ao invés de tentar encontrar um substituto que tenha que ser instalado em todas as máquinas que você utilizar, que tal utilizar todas as vantagens dos serviços oferecidos na nuvem?

Neste especial o Canaltech apresenta três serviços que, além gratuitos, permitem que o usuário trabalhe onde estiver, montando suas equipes de trabalho colaborativo e não se preocupando mais com backups. Confira!

Google Docs

O Google oferece vários aplicativos que funcionam na nuvem e de forma gratuita, como Gmail, YouTube, Notícias e Agenda, cada um com a sua função específica, e com o Google Docs não é diferente. Na data de publicação deste artigo o Docs já estava completamente integrado ao Google Drive, serviço de armazenamento na nuvem que disponibiliza 5 GB gratuitamente para o usuário.

Com uma interface bastante simples de utilizar, é possível criar um documento de texto, apresentação, planilha, formulário ou mesmo um desenho e armazenar no seu disco virtual para utilizar onde estiver. Basta ter uma conta no Google para ter acesso a esse e muitos outros serviços dos Google.

Tela inicial Google Docs
Tipos de documentos Google Docs
Documento de Texto Google Docs

ZOHO Documents

Para utilizar os serviços gratuitos do ZOHO, é necessário criar uma conta ou fazer login com a sua conta do Google, Facebook ou Yahoo!. Após criada a conta, é possível ter acesso a um enorme repertório de serviços, como editor de texto, calendário, planilhas, caderno de anotações e até um chat colaborativo.

Como o ZOHO só possui interface em inglês, os corretores ortográficos da língua portguguesa não irão funcionar corretamente, mas continua sendo uma excelente opção gratuita para criar e editar documentos onde estiver, sendo integrável com o Google Docs.

Todos os serviços do ZOHO
Tela inicial ZOHO
Novo documento no ZOHO

Live Documents

Para aqueles que consideram a interface de uso um fator imprescindível ao decidir sobre qual serviço irá utilizar, o Live Documents é o candidato ideal. Com um visual bem acabado e fácil navegação pelos seus recursos, ele foge da interface implementada pelo Microsoft Office e copiada por quase todos os concorrentes, disponibilizando gratuitamente um editor de texto, apresentações e criador de planilhas.

Sofre do mesmo problema do ZOHO, que é a ausência de um corretor ortográfico de língua portuguesa com o agravante de disponibilizar apenas 100 MB para armazenar seus documentos, mas é facilmente integrável com o Google Docs e consequentemente com o Google Drive, alcançando assim generosos 5 GB de armazenamento.

Tela inicial Live Documents
Área de trabalho do Live Documents
Novo documento no Live Documents

Utiliza algum dos serviços acima? Qual deles você prefere?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!