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Black Friday Brasil: oito dicas para não cair no golpe das falsas promoções

Por| 28 de Novembro de 2013 às 06h25

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As promoções de final de ano já estão aí. E uma delas, talvez a mais conhecida e esperada pelos usuários de internet, é a Black Friday, ação já tradicional nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em 2010. É nessa data que mais de 120 lojas do varejo online realizam descontos em vários produtos e serviços, como notebooks, TVs, câmeras fotográficas, games e outros itens.

A edição deste ano da Black Friday acontece a partir da meia-noite do dia 29 de novembro e dura apenas um dia. Para tirar melhor proveito dessas promoções, Pedro Eugenio, CEO do portal Busca Descontos e idealizador da Black Friday, destacou algumas dicas importante que garantem mais segurança antes e durante o evento.

1) Primeiro vá ao lugar certo: o site da Black Friday

O usuário terá apenas 24 horas para aproveitar o dia mundial dos descontos. Por isso, programe-se com antecedência: a Black Friday Brasil começa às 0h do dia 29 de novembro e termina às 23h59.

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As ofertas das 120 lojas participantes estarão reunidas no site oficial da ação: www.blackfriday.com.br. Todas as ofertas de produtos e serviços disponíveis passam por um filtro rigoroso de segurança, para que sejam publicadas apenas ofertas realmente atrativas para o consumidor. O acesso ao site oficial do evento é uma maneira de fugir das possíveis "ofertas maquiadas" - quando as varejistas oferecem um falso desconto -, além de comprar apenas em lojas que possuem boa reputação no comércio eletrônico.

2) Faça uma lista

Quais os itens que você está procurando? Faça uma lista de tudo aquilo que você pretende comprar e prepare um top 10 dos seus produtos mais desejados. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio à grande quantidade de ofertas no dia da ação.

3) Crie um orçamento e fuja das dívidas

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Saiba quanto você pretende gastar para cada produto que deseja. Sim, a Black Friday é uma ótima oportunidade para comprar, mas evite excessos que podem ultrapassar o limite do cartão de crédito e te deixar pendurado em dívidas pelos próximos meses.

4) Fuja dos horários de pico

Os picos de acesso ao site do Black Friday e das lojas participantes acontece nas duas primeiras horas da promoção, entre meia-noite e 2h, e na hora do almoço, entre 12h e 14h. A grande quantidade de visitantes simultâneos pode causar lentidão no acesso. Caso isso aconteça, tente acessar o site em outro horário.

5) Compare os preços

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Antes de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras lojas participantes da Black Friday. Certifique-se de entender a especificação detalhada para realizar uma comparação válida. Não compre nada sem antes ter certeza de que o preço está realmente em conta. E lembre-se mais uma vez: fique atento às "ofertas maquiadas".

6) Saiba identificar quais produtos estão em promoção

Vale lembrar que se uma loja participa da Black Friday não significa que todos os seus produtos estão em promoção. A loja escolhe alguns itens ou categorias que terão descontos e outros produtos podem continuar com os preços originais. Para procurar somente aqueles que estejam com desconto, o consumidor deve ir direto para o site da Black Friday, ou ainda acessar hotsites montados especialmente para a ação nas páginas das lojas.

7) Selo Black Friday Legal

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As ofertas das lojas que aderiram ao Código de Ética serão identificadas com o ”Selo Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em trabalho conjunto com o portal Busca Descontos, criou um Código de Ética para a Black Friday. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciar ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, ela poderá sofrer suspensões.

8) Denuncie ofertas irregulares

O consumidor que encontrar alguma promoção com qualquer tipo de irregularidade ou desconto irreal pode fazer sua denúncia no link “Reclame Aqui”, do site oficial da Black Friday. As reclamações serão direcionadas para o site ReclameAqui, especializado no recebimento de reclamações e termômetro para a reputação de empresas.

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E o que as empresas estão preparando?

A Black Friday deve movimentar R$ 340 milhões enquanto estiver ativa, e mais de 850 mil produtos devem ser comprados no dia 29. Algumas companhias já divulgaram o que os consumidores podem esperar das promoções. Veja abaixo algumas dessas empresas.

  • Netshoes

Participante da Black Friday desde a primeira edição, em 2010, a Netshoes disponibilizará mais de mil produtos com descontos para a ação, contemplando todas as categorias esportivas, como running, futebol, casual, basquete, bike, entre outras. A loja virtual terá um hotsite exclusivo para a ação, trazendo todas as informações.

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A Magazine Luiza terá ofertas em todas as categorias do site, com um grande mix de produtos. A empresa montou uma operação especial para atender a demanda de todos os clientes, envolvendo diversas áreas importantes como atendimento a clientes, operações, logística e T.I.

  • Lojasmm.com

A Lojasmm.com prepara cerca de 60 ofertas com descontos nas categorias de informática, móveis, eletrônicos e principalmente celulares. “Esperamos superar todos os recordes da história da loja em um dia, mas a nossa maior preocupação em relação à Black Friday é realizar uma campanha de qualidade, atendendo as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preços, descontos e serviço”, afirma Bruno França, Gestor de Marketing Digital Lojasmm.com.

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  • Cia. Hering

Participante da ação pelo segundo ano consecutivo, a loja terá um mix de produtos selecionados da linha de moda e acessórios da Hering. “Os consumidores podem esperar descontos reais em nossos produtos. Buscaremos manter uma capacidade de estoque que possibilite atender estes consumidores, bem como preparar nossa infraestrutura para suportar o tráfego esperado para a data”, afirma Rubem Razões, gerente operacional de e-commerce da Cia. Hering.

  • Netfarma

Estreante na Black Friday, a Netfarma terá mais de mil itens em promoção em categorias como: maquiagens, perfumes, proteção solar, mamãe e bebê, higiene pessoal e produtos de beleza.

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  • Rakuten

Mais de 100 lojas do shopping virtual da Rakuten participam da Black Friday, oferecendo produtos em 30 categorias diferentes. “As ofertas vão ser diversas. Vai ter de tudo. Todo tipo de promoção de vendas. Vamos ter descontos, frete grátis, compre e ganhe um brinde, pague 1 e leve 2, entre muitas outras”, conta Ricardo Jordão Magalhães, Chief Marketing Officer da Rakuten Brasil - filial da Rakuten do Japão.

  • Livraria da Folha

A Livraria da Folha pretende oferecer um catálogo de aproximadamente 200 ofertas em todas as categorias do site, como livros, DVDs, games e CDs.