30% dos adultos online utilizam apps como o WhatsApp e iMessage

Por Redação | 24.08.2015 às 15:12

Uma pesquisa realizada pela Pew Research, mostra que aplicativos como Snapchat e WhatsApp continuam com crescimentos consideráveis em todo mundo, diferente das cinco maiores redes sociais do mundo que estão desacelerando ou estagnadas. O fenômeno dos aplicativos de sociais de troca de imagens, conversas e vídeos ainda está impulsionando as empresas do setor.

Isso explica por que as operadoras de telecomunicações se mostram mais agressivas com o OTT, em especial por conta do serviço de voz. Segundo o levantamento da consultoria, cerca de 36% de todos os usuários de smartphone e 49% das pessoas com idades entre 18 e 29 anos utilizam aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger ou o Kik.

A pesquisa da Pew Research, que ouviu 1907 adultos americanos entre os meses de março e abril deste ano, também mostrou que 17% de todos os usuários de celulares inteligentes utilizam posts que se auto-destroem, caso do Snapchat. Entre as pessoas de 18 e 29 anos, esse número é de 41%.

O Facebook continua a manter a liderança com 62% dos adultos americanos utilizando o serviço. Cerca de 70% deles se conectam a aplicativos da rede social pelo menos uma vez por dia. A empresa de Mark Zuckerberg tem ampla presença entre os usuários de smartphones, mesmo que a base de usuários do Facebook tenha estagnado nos Estados Unidos nos últimos meses. Vale lembrar que a empresa também atua com os mensageiros Messenger e WhatsApp, com 700 milhões e 800 milhões de usuários ativos, respectivamente.

Outro dado interessante é que cerca de 15% dos entrevistados que usam a internet afirmaram ler ou comentar em fóruns de discussão, tais como o Reddit, Digg ou Slashdot. Outros 10% utilizam o Tumblr. Os adultos jovens, do sexo masculino, são particularmente mais propensos a utilizar o Tumblr e fóruns de discussão.

Desde 2012, quando a Pew Research iniciou a pesquisa acompanhando as redes sociais, a base de usuários do Pinterest e do Instagram mais que duplicou, mesmo com o crescimento de ambas diminuindo no último ano. Enquanto isso, o Twitter ficou estagnado e o LinkedIn obteve queda. De acordo com o relatório, nenhuma das cinco plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter) obteve um crescimento significante em uso entre os meses de setembro de 2014 e abril de 2015.

A pesquisa também revelou que 22% dos usuários do LinkedIn checam o aplicativo diariamente, 27% dos membros do Pinterest o fazem todos os dias e o Instagram é verificado diariamente por 59% de sua base de usuários. Cerca de 30% dos adultos online utilizam aplicativos como WhatsApp, iMessage ou Kik. No geral, foi constatado que 85% dos adultos são usuários de internet e 67% são usuários de smartphones.

Via Pew Research

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40430&sid=4http://www.pewinternet.org/2015/08/19/mobile-messaging-and-social-media-2015/