3 em cada 10 brasileiros usarão o smartphone para efetuar compras na web em 2016

Por Redação | 02 de Maio de 2016 às 19h17
photo_camera Divulgação

Mais de um terço das compras feitas em lojas virtuais em 2016 serão feitas por meio de dispositivos móveis. Esse é o resultado de uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constatou que pelo menos 30% dos brasileiros farão uso de seus tablets e smartphones para realizar esse tipo de transação.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), tal porcentagem representa um total de 57,2 milhões de compras, dentro de um mercado que deve movimentar R$ 56,8 bilhões até o fim do ano. Além disso, para 80,4% da população, o celular é o equipamento favorito na hora de navegar na web - e, consequentemente, efetuar compras.

Essa tendência também é apontada por outro levantamento, realizado pela empresa especializada em gestão de comércio eletrônico Betalabs. De acordo com a pesquisa, 33% dos consumidores que acessam as lojas virtuais o fazem por meio de smartphones. O uso de tablets, por sua vez, registra 4% dos usuários. O estudo foi feito utilizando como base cerca de 300 lojas virtuais gerenciadas pela empresa especializada.

"Houve, de forma geral, uma redução de custo dos aparelhos e a criação de planos econômicos por parte das operadoras de telecomunicações que aumentaram de forma expressiva a quantidade de usuários", avalia Luan Gabellini, sócio-fundador da Betalabs. "Aliado a esse fator econômico, temos uma mudança cultural das pessoas, que passaram cada vez mais a utilizar os telefones como substitutos do computador".

Outro fator que contribuiu para o aumento nas compras feitas pelo mobile é o investimento em mídia das empresas e nas ferramentas disponíveis para a plataforma. Segundo Thiago Bacchin, CEO da agência digital Cadastra (especializada em performance), "o investimento em dispositivos móveis cresce acompanhando a evolução do comportamento mobile dos consumidores", e por esse motivo é necessário não só um incremento em sites responsivos e apps, mas também em mídia.

Por mais que cada vez mais consumidores acessem lojas virtuais pelo smartphone, poucos e-commerces estão adaptados a responderem de forma adequada no dispositivo. É isso que também aponta uma pesquisa divulgada pelo PayPal, em parceria com a BigData Corp., empresa especializada em captação de grande quantidade de informações. De acordo com o levantamento, o número de websites de comércio eletrônico no Brasil cresceu 21,5% últimos 12 meses encerrados em fevereiro. Porém, somente 16% do total apurado são responsivos aos dispositivos móveis.

"Esse ainda é um número pequeno e mostra que o investimento em mobile não acompanhou o crescimento do comércio eletrônico", afirma Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp. "Esse dado precisa aumentar, já que os resultados em buscas do Google, por exemplo, dão prioridade às páginas que se adequam a um dispositivo móvel e as compras são cada vez mais feitas por smartphones", complementa o especialista.

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