A SpaceX deu início a 2022 com o lançamento de 49 satélites Starlink à órbita, que se juntam a outras mais de mil unidades já lançadas. A missão foi lançada nesta quinta-feira (6) com um foguete Falcon 9, lançado da Flórida, que retornou para pousar em uma embarcação no oceano. Esta foi a primeira missão lançada pela SpaceX em janeiro, com sete planejadas para este mês.

O lançamento aconteceu às 18h49 (horário de Brasília) no Kennedy Space Center. Cerca de nove minutos após deixar a plataforma, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 retornou para a Terra e pousou na embarcação “A Shortfall of Gravitas”, marcando o primeiro lançamento e pouso de sucesso neste ano.

Liftoff! pic.twitter.com/UKW3ab4vai

— SpaceX (@SpaceX) January 6, 2022

Desta vez, houve uma mudança na trajetória do Falcon 9 — segundo Jessica Anderson, engenheira de produção que participou da transmissão do lançamento, a nova rota foi planejada para aumentar as chances de recuperação do propulsor e da carenagem durante o inverno. Passada uma hora e 20 minutos do lançamento, a SpaceX confirmou em uma publicação no Twitter que os satélites Starlink foram liberados.

Agora, cada um dos novos 49 satélites abrirá seus painéis solares e acionará seus propulsores até chegar à órbita operacional, com altitude de aproximadamente 540 km. Este foi o 34º lançamento dedicado da empresa para expandir sua constelação de satélites, que já chega a cerca de 2 mil unidades em órbita.

Deployment of 49 Starlink satellites confirmed

— SpaceX (@SpaceX) January 6, 2022

Este número continuará crescendo, já que a SpaceX planeja ter até 42 mil satélites no espaço para fornecer internet de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo, mesmo em regiões remotas. A próxima missão da SpaceX será a Transporter 3, que levará ao espaço pequenos satélites de clientes dos Estados Unidos e de outros países. A Transporter 3 está programada para ser lançada no dia 13 de janeiro.

Abaixo, você confere a transmissão completa do lançamento mais recente de satélites Starlink: