A bateria é um dos itens mais importantes de um dispositivo eletrônico, principalmente considerando que muitos usam notebooks para trabalhar e boa parte conta com um smartphone em seu bolso.

Cuidar desse componente é muito importante, e um dos procedimentos que podem ser realizados para isso é o de calibragem da bateria. Sim, realizar esse processo é importante, justamente para fazer seu celular ou notebook entender e se reajustar ao real nível de carga de cada célula.

Mesmo que as baterias atualmente já não possam ser "viciadas", atualmente o que pode ocorrer é o desgaste natural do componente por conta das reações químicas envolvidas no processo de carga e descarga.

Isso vale tanto para celular, quanto para notebook, e ambos possuem um chip interno que serve justamente para fazer essa medição e, infelizmente, pode ocorrer de a partir de determinado momento ele fazer essa leitura de forma errada, pois o cálculo não é efetivamente preciso. A recalibragem entra para ajudar o chip a identificar o verdadeiro nível de energia das células.

Importante ressaltar que, caso após realizar o procedimento seu dispositivo ainda apresente problemas relacionados à bateria, pode ser a hora de fazer a substituição dela.

Como calibrar a bateria de um notebook Windows?

No caso de um notebook Windows, o recomendado é deixar a bateria se esgotar. Assim, você deve usá-lo até que a sua bateria descarregue completamente ou deixá-lo ligado até que ela se esgote. Abaixo, segue um pequeno tutorial pra te ajudar nisso.

(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)
(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)
(Imagem: Gustavo de Lima Inacio/Canaltech)

Como calibrar a bateria de um smartphone Android?

Assim como num notebook, para calibrar a bateria do seu smartphone Android será preciso deixar ela esgotar.

  1. Coloque seu celular para carregar até atingir 100% e deixe-o na tomada por mais algum tempo, como uma hora.
  2. Use-o até que ele desligue por falta de bateria.
  3. Coloque-o para carregar novamente até 100%. Se julgar necessário, repita esse processo mais de uma vez.

Como calibrar a bateria de um iPhone

No caso de um iPhone, o processo é semelhante, mas tem alguns passos a mais. Além disso, ele é mais demorado e o recomendado é você colocar o seu chip em outro celular enquanto não termina o processo para evitar usá-lo.

  1. Carregue seu iPhone até completar 100%.
  2. Use-o até que ele desligue por falta de bateria.
  3. Após desligado, deixe-o fora da tomada por mais oito horas.
  4. Depois disso, coloque-o para carregar novamente até completar 100%.
  5. Mantenha-o na tomada mesmo com ele em 100% por mais oito horas. Preferencialmente, não use o dispositivo enquanto isso.
  6. Reinicie o iPhone ainda conectado na tomada.