A partir do sistema macOS 11 Big Sur, lançado no final de 2020, tornou-se possível que os computadores da Apple lançados com o processador desenvolvido pela própria empresa, o chip Apple Silicon M1, pudessem instalar de forma nativa aplicativos que foram desenvolvidos originalmente para os sistemas operacionais de seus dispositivos móveis, o iOS e o iPadOS.

Ou seja, desta forma, exclusivamente para esta seleta lista de computadores da Apple, apps exclusivos do iPhone ou do iPad podem ser baixados, instalados e executados em um Mac M1.

É importante mencionar, no entanto, que as configurações de resolução de tela podem não ser as mais ideais, por não se tratar de um aplicativo nativamente desenvolvido e configurado para o sistema do Mac de fato. Além disto, nem todos os desenvolvedores optam por disponibilizar que seus apps feitos para iOS e iPadOS possam ser baixados no macOS.

Confira abaixo os computadores da Apple produzidos com o chip Apple Silicon M1, M1 Pro ou Max:

Caso a sua máquina esteja listada acima, descubra nos passos a seguir como baixar, instalar e rodar aplicativos do iPhone e iPad no seu Mac M1:

  1. ​​Abra a App Store do macOS e procure por um aplicativo exclusivo do sistema iOS ou iPadOS que deseja instalar em seu Mac;

  2. Caso não exista de fato uma versão do aplicativo desenvolvida para o sistema macOS, você vai notar uma aba de "Apps para iPhone e iPad", que exibirá os apps dos sistemas de dispositivos móveis que são compatíveis com o seu computador;

    Procure por apps de iPhone e iPad para baixar em seu Mac M1 (Captura de tela: Lucas Wetten)
  3. Clique para baixar o aplicativo em seu Mac;

  4. E pronto, o aplicativo será instalado como qualquer outro do seu Mac. Abra o Launchpad ou a lista de aplicativos do Finder para abri-lo e rodá-lo em seu Mac M1, lembrando que as configurações de resolução de tela podem não ser as melhores por não se tratar de um app configurado para o macOS.
Abra o app do iPhone ou iPad para executá-lo em seu Mac M1 (Captura de tela: Lucas Wetten)