O YouTube intensificou os testes de uma ferramenta que, se bem trabalhada, pode trazer ainda mais ganhos para a plataforma. A bola da vez é um recurso que identifica automaticamente quais produtos estão sendo exibidos nos vídeos. De acordo com o Google, você poderá clicar em links dentro da exibição, que te redirecionarão para uma página de compra do item identificado.

"Estamos testando um novo recurso que exibe uma lista de produtos detectados em alguns vídeos, bem como produtos relacionados. O recurso aparecerá entre os vídeos recomendados para os espectadores que rolam abaixo do player de vídeo. O objetivo é ajudar as pessoas a explorarem mais vídeos e informações sobre esses produtos no YouTube", disse o Google em seu blog oficial.

A ideia da companhia é criar uma participação mais efetiva no mercado de links afiliados. Com o uso dos algoritmos, a empresa fará uso do seu mecanismo de sugestão de vídeos para tentar competir com outras redes sociais que adotam essa mesma técnica, como o Instagram, por exemplo. A gigante da tecnologia, aliás, já testou brevemente essa ferramenta no ano passado, mas não a desenvolveu a ponto de expandir para o público.

O Youtube vai identificar e te sugerir a compra de produtos dentro dos vídeos/ Imagem: duallogic/ Envato Elements

Além dos links de venda na exibição, o Google vai inseri-los na própria lista de vídeos relacionados, caso haja produtos neles.

Inicialmente, os testes estão restritos aos usuários dos Estados Unidos e ainda não há previsão de quando a funcionalidade chegará às demais localidades.