Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Mandalorian deve se tornar a série mais pirateada de 2019

Por| 17 de Novembro de 2019 às 22h00

Link copiado!

The Mandalorian deve se tornar a série mais pirateada de 2019
The Mandalorian deve se tornar a série mais pirateada de 2019

Game of Thrones que dê licença, pois o mundo do tapa-olho e pé de madeira tem um novo rei. The Mandalorian, série que faz parte do universo Star Wars e estreou nesta semana como um dos conteúdos exclusivos do serviço de streaming Disney+, já acumula centenas de milhares de downloads em apenas dois dias, conforme publicado na imprensa internacional, e está em um bom caminho para se tornar a série mais pirateada de 2019.

Entender o motivo para isso é simples. O Disney+ entrou no ar nesta semana em apenas três países (Estados Unidos, Canadá e Holanda), com outros dois, Austrália e Nova Zelândia, previstos para terem acesso na próxima semana. No Brasil, por exemplo, a previsão é para novembro de 2020, enquanto outros territórios nem mesmo possuem uma estimativa. E, claro, ninguém quer ficar sem acesso à produção.

Calcular números de pirataria é complicado, mas de acordo com Tim Pearson, diretor de produto da Nagra, The Mandalorian deve se tornar rapidamente não apenas o show mais pirateado do ano, mas também da história. Segundo o especialista, parte de uma empresa que fornece soluções de proteção de copyright para a indústria do entretenimento, Game of Thrones chegou a ter um pico de mais de 100 mil download por dia em 2015; caso o seriado do Disney+ mantenha o momentum visto em sua estreia, ele ultrapassará essa marca com facilidade.

A empresa, claro, está contra-atacando. Seu principal movimento é o registro de pedidos de retirada de conteúdo do Google, com o serviço de buscas já atendendo a dezenas de solicitações e removendo resultados de buscas relacionadas a The Mandalorian que levavam a sites de download. Isso dificulta o acesso, mas não remove o conteúdo em si, que continua disponível, só que mais difícil de ser encontrado.

Continua após a publicidade

A expectativa é que esse movimento intenso de pirataria continue mesmo após uma expansão do Disney+. Como Game of Thrones já mostrou, os downloads continuam mesmo com o serviço de streaming plenamente disponível, uma vez que a diversidade de plataformas, todas pagas, levam o usuário a escolher uma (ou nenhuma) e baixar as produções das outras. A proliferação das plataformas, inicialmente vista como uma solução, pode agora estar contribuindo para tornar a pirataria um problema ainda maior.

Uma pesquisa da BBC feita em 2017, por exemplo, mostrou que 65% dos entrevistados, entre 18 e 34 anos de idade, admitiram baixar, pelo menos uma vez por mês, algum tipo de conteúdo disponível oficialmente em algum serviço de streaming. Ainda não temos dados atualizados, mas a ideia é que, com tantas opções, esse total se torne ainda maior, principalmente agora que temos produções bastante esperadas, mas não amplamente disponíveis.

Continua após a publicidade

The Mandalorian é uma das séries de estreia do Disney+, contando uma história situada entre os eventos dos Episódios VI e VII de Star Wars. Diego Luna é o personagem título, um caçador de recompensas que percorre as margens da sociedade enquanto o Império se transforma na Primeira Ordem para tentar manter seu domínio. A direção e produção é de Jon Fraveau (Homem de Ferro).

Fonte: Wired, Torrent Freak