Publicidade

Paramount lança ofensiva para derrubar quem pirateia "O Poderoso Chefão"

Por| 30 de Maio de 2016 às 09h22

Link copiado!

Paramount lança ofensiva para derrubar quem pirateia "O Poderoso Chefão"
Paramount lança ofensiva para derrubar quem pirateia "O Poderoso Chefão"

Levando-se em conta como a pirataria corre solta com grandes lançamentos e filmes recentes, é de se estranhar pelo menos um pouco a ação da Paramount Pictures. O estúdio de Hollywood começou, na última semana, a notificar usuários que baixaram e compartilharam O Poderoso Chefão, filme de 1972 e um dos maiores clássicos do cinema.

Ao lado de uma empresa chamada IP-Echelon, com quem trabalha há anos para combater quebras nos direitos autorais, a produtora estaria enviando notificações para usuários pedindo que eles parem de compartilhar o longa na internet. Os avisos envolveriam, principalmente, utilizadores de sites como The Pirate Bay e Kickass Torrents, dois dos portais de torrent mais populares da atualidade.

Além disso, a Paramount estaria entrando em contato também com operadoras de internet dos Estados Unidos para que elas entreguem informações sobre tais usuários, além de bloquear o acesso a links que permitam o download do longa inspirado na obra de Mario Puzo. De forma vaga, ainda, estaria pedindo que as empresas impeçam que seus clientes voltem a quebrar seus direitos autorais, o que seria basicamente impossível de maneira generalizada.

As notificações acompanhariam dados de usuários, como endereços de IP, data, hora e porta utilizada, e citam até mesmo um possível processo judicial. Entretanto, a Paramount não teria iniciado os procedimentos legais, mas pede, desde já, que as operadoras de internet não descartem os dados dos usuários citados, mesmo que o período previsto para isso expire, uma vez que tais informações podem vir a ser pedidas pela justiça no futuro.

Continua após a publicidade

O envio das notificações chamou a atenção não apenas por ter como alvo alguns usuários individuais, mas também devido à idade do longa envolvido. O Poderoso Chefão está prestes a fazer 44 anos de idade, e por mais que seja um dos maiores clássicos da história do cinema, com certeza não se aproxima dos totais de downloads de outros filmes mais recentes da Paramount, como A Grande Aposta, indicado ao Oscar 2016 de Melhor Filme, ou Rua Cloverfield, 10, lançado em abril.

Fonte: Torrent Freak