Novo sistema pode identificar internautas que utilizam torrent para pirataria

Por Redação | 11 de Julho de 2016 às 10h11

A gigante de entretenimento NBC Universal patenteou uma tecnologia que visa reduzir a pirataria de conteúdos protegidos por direitos autorais. Para isso, o sistema promete detectar arquivos que estão sendo compartilhados por grandes grupos de pessoas em redes peer-to-peer em tempo real. A ideia é que o sistema possa ser implementado por um provedor de serviço de internet, sendo capaz de identificar arquivos de filmes e músicas que estão sendo distribuídos em uma rede para muitos usuários.

Quando houver vários usuários envolvidos no compartilhamento dos arquivos verificados, o sistema irá emitir um alerta para que medidas sejam aplicadas. Vale a pena notar que a patente foi registrada em 2009, sendo assim os métodos descritos podem não ser mais adequados para o sucesso da verificação de arquivos, uma vez que o setor e suas tecnologias evoluem rapidamente.

Ainda não está claro se a NBC Universal tem planos de implementar o conceito patenteado. Em 2007, o Comcast enfrentou uma dura reação quando tentou interferir no tráfego do BitTorrent. A disponibilidade e acessibilidade de conteúdos digitais certamente estão em ascensão, mas a pirataria ainda existe pelo fato de diversos títulos ainda não estarem disponíveis para dezenas de milhões de internautas.

Com isso, a única maneira que os usuários de internet encontram para obter acesso a determinado conteúdo é por meio da pirataria. Ampliar ainda mais a disponibilidade de conteúdos em plataformas de streaming seria um dos principais métodos para desestimular a pirataria em todo o mundo.

Via The Next Web, TorrentFreak

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!