Kickass Torrents fica fora do ar em todo o mundo

Por Redação | 21 de Julho de 2016 às 13h48

Demorou, mas aconteceu. Apenas um dia depois da prisão de Artem Vaulin, responsável pelo serviço, o Kickass Torrents foi retirado do ar. O site, maior do mundo em downloads ilegais, principalmente de filmes e séries, também teve uma série de domínios bloqueados como parte de uma operação conjunta entre a polícia dos Estados Unidos e da Polônia, onde o acusado foi capturado. Essa ação também teria levado ao fim do funcionamento do serviço.

A notícia da prisão foi divulgada nesta quarta (20), e por mais que as autoridades americanas afirmassem que haviam obtido autorização para bloquear uma série de domínios relacionados ao Kickass Torrents, todos permaneceram funcionando. Isso não durou muito tempo, já que os primeiros relatos de indisponibilidade começaram a surgir na madrugada de quinta (21).

A operação policial que levou ao fechamento do site envolveu meses de investigação pelas autoridades e até mesmo a realização de anúncios no site, de forma a descobrir a conta bancária utilizada por Vaulin para receber dinheiro relacionado ao serviço. O responsável pelo Kickass Torrents é acusado de quebra de direitos autorais, distribuindo US$ 1 bilhão em conteúdos protegidos, e lavagem de dinheiro, além de formação de quadrilha com o intuito de cometer ambos os crimes.

O governo dos Estados Unidos, agora, pede sua extradição, para que ele, mesmo não sendo um cidadão americano, possa responder no país por crimes cometidos contra empresas locais. Além disso, a promotora responsável pelo caso, Leslie Caldwell, disse também que a prisão de Vaulin é uma prova de que os criminosos digitais podem até correr e se esconderem por trás de servidores contratados internacionalmente, mas sempre serão capturados.

O KickassTorrents se tornou o principal destino para quem procura downloads ilegais no final de 2014, quando uma ação policial apreendeu servidores e prendeu os responsáveis pelo Pirate Bay, que então era o maior serviço do tipo no mundo. Dados apontam que o serviço era o 69º site mais acessado da internet, com mais de 50 milhões de visitantes únicos todos os meses.

Fonte: KickassTorrents

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.