Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hacker é detido por tentar quebrar sistema antipirataria Denuvo

Por| 26 de Julho de 2018 às 15h26

Link copiado!

DepositPhotos
DepositPhotos

As desenvolvedoras de jogos no mundo todo estão adotando uma nova tecnologia antipirataria chamada Denuvo. O sistema funciona impedindo que se faça engenharia reversa nos códigos do jogo e permita a crackers (pessoas que quebram licenças) soltar uma versão pirata do game online. Considerada quase inquebrável, a solução chamada de antipirataria atrai crackers interessados em derrubar o sistema.

Um deles foi um conhecido hacker chamado Voksi, o qual informou em post no Reddit que estava trabalhando em uma forma de derrubar o Denuvo. Contudo, ele foi detido na Bulgária.

Em post também no Reddit, ele conta o que aconteceu. “Finalmente aconteceu. Não posso dizer que não era esperado. A Denuvo registrou queixa contra mim para as autoridades búlgaras. A polícia veio ontem e levou o servidor e meu PC pessoal. Eu tive que ir à polícia depois e me explicar. Mais tarde, eu entrei em contato com a Denuvo e oferecei a eles uma solução pacífica para o problema. De fato, eles ainda não disseram nada, só que a palavra final é do promotor do meu caso”, informou.

Em seguida, ele informou que não vai poder mais continuar tentando entender como o sistema funciona nem como trabalhar em uma forma de derrubá-lo. “Talvez mais alguém possa continuar minha luta”, escreveu.

Continua após a publicidade

A “luta” a que ele se refere é um debate sobre técnicas por vezes consideradas invasivas como a do Denuvo e da DRM para defesa de propriedade intelectual. Com elas, o jogador não tem a liberdade do produto, de forma que a compra fica atrelada à conta do usuário, apenas. Em uma comunidade como a dos videogames, acostumada a revender e emprestar jogos, este ainda é um debate longe de consenso.

Atualmente, apenas a loja GOG, da empresa CD Projekt RED, é quem revende os games sem nenhum tipo de DRM. Dessa forma, o jogador pode baixar o título, emprestar para um colega ou mesmo utilizar a sua versão em mais de um computador.

Fonte: Gadget 360, Reddit