Publicidade

Cloudflare bloqueia site de pirataria musical na Alemanha

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 14h05

Link copiado!

Cloudflare bloqueia site de pirataria musical na Alemanha
Cloudflare bloqueia site de pirataria musical na Alemanha

Amplamente adotado como um dos principais serviços de distribuição de conteúdo e proteção contra DDoS no mundo, o Cloudflare parece ter se tornado arma das autoridades, também, no combate à pirataria. Pelo menos, é isso o que indica o bloqueio no acesso a um site chamado DDL-Music, que fornecia download gratuito de músicas para usuários alemães.

O impedimento começou a ser notado pelos usuários nesta segunda-feira (18) e inclui até mesmo um alerta inédito, com indicação de Erro 451. O código, parte da lista de falhas que indicam a indisponibilidade de sites ou páginas, se refere exclusivamente a domínios ou serviços retirados do ar por ação legal.

Como o bloqueio atinge apenas usuários da Alemanha, público para o qual o próprio DDL-Music é voltado, a responsabilidade, provavelmente, é de procedimentos judiciais tomados no país e exclusivamente nele. Entretanto, ao contrário do que os protocolos relacionados ao Erro 451 deveriam exibir, não existem informações sobre o autor da ação, o prazo de bloqueio e os detalhes que levaram ao impedimento — algo que, inclusive, é citado como obrigatório nas informações de erros do próprio Cloudflare.

Continua após a publicidade

De acordo com as informações do site TorrentFreak, essa é a primeira vez que o Erro 451 é exibido pela Cloudflare para impedir acesso a um site, mas não marca a estreia da plataforma como artifício para tirar do ar serviços que promovem a pirataria e o compartilhamento ilegal de conteúdo. A empresa não falou sobre este caso específico, mas no passado já disse ter recebido ordens para impedir o acesso a determinadas páginas, não tendo opção a não ser cumprir a solicitação, caso contrário, poderia ser considerada corresponsável pelo crime.

Como na lenda da hidra, é claro que a proibição em si não foi muito eficaz. Apesar de ter permanecido fora do ar na Alemanha por algumas horas, o DDL-Music já se encontra acessível novamente após uma simples troca de sistema, passando a utilizar, agora, os serviços da DDoS Guard para distribuir conteúdo e evitar ataques de negação de serviço. Os responsáveis pelo site também não se pronunciaram sobre o assunto.

O temor quanto ao uso indiscriminado do Erro 451, principalmente quando ele não inclui informações sobre os responsáveis pela ação, é a utilização como ferramenta de censura, algo que já foi citado pela ONG 451 Unavailable Project, responsável pela inclusão do código na lista oficial. A organização trabalha junto a sistemas de distribuição e provedores quanto às melhores práticas de aplicação de ordens e exibição de informações, mas admite que, muitas vezes, tais empresas podem ter a mão forçada pela justiça, atendendo aos pedidos para não serem incriminadas como acessórios de pirataria.

Fonte: TorrentFreak