Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sebrae inicia campanha sobre os riscos de software ilegal

Por| 11 de Dezembro de 2013 às 18h26

Link copiado!

Café com Notícias
Café com Notícias

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), está lançando a campanha Empreendedor Legal, que tem como objetivo incentivar as empresas a utilizarem software legal. Por meio do site, é possível encontrar informações e orientações para acertar a situação e dicas para perceber quando fornecedores e parceiros também estão em situação irregular.

De acordo com dados da Business Software Alliance, organização internacional de empresas do segmento, cerca de 53% das corporações brasileiras ainda usam aplicativos e ferramentas falsificadas. Isso, de acordo com a ABES, parte de uma ideia equivocada de que a economia com valores de licença aumenta as margens de lucro ou reduz o custo de operação.

Além de lembrar que a pirataria é crime e que as empresas que utilizam soluções falsificadas podem ter que responder por isso, a campanha chama a atenção também para a concorrência desleal. Parte-se do pressuposto de que o uso de softwares falsificados gera uma vantagem artificial, sendo assim, agindo na margem da lei para obter ganhos maiores.

O site também dá algumas dicas para quem quiser se organizar e manter o controle dos softwares. Entre as indicações estão o armazenamento cuidadoso de notas de compra, o uso de programas de gerenciamento de aplicativos e a exigência de histórico de licenças para fornecedores e parceiros comerciais.