Associação lança aplicativo para facilitar as denúncias sobre pirataria

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2014 às 17h13

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) indicam que pelo menos metade de todos os softwares comprados ou baixados no Brasil é ilegal. De forma a facilitar a participação da população no combate contra a pirataria, a instituição está lançando um aplicativo mobile para o registro de denúncias.

Por meio do app, que está disponível para Android, Windows Phone e iOS, é possível informar a associação sobre locais de venda de softwares falsificados ou notificar sobre empresas que teriam aplicativos pirateados em funcionamento. Tudo pode ser feito de forma anônima e a novidade mobile faz parte de um portal dedicado ao assunto, também da ABES.

Denuncie Pirataria

De acordo com a associação, mais de 31 mil denúncias relacionadas ao tema foram registradas pelo site Denuncie Pirataria, e a expectativa é que esse número aumente ainda mais com a introdução do aplicativo para celulares. Segundo informações da Business Software Alliance, caso os índices de ilegalidade caíssem em 10% no país, R$ 4,8 bilhões adicionais seriam registrados em receita para as empresas, além de 13 mil novos empregos oriundos desse crescimento.

Hoje, a ABES conta com 11 empresas parceiras no programa Denuncie Pirataria, tais como Microsoft, Adobe, Siemens e Symantec. O recebimento das denúncias é feito pela própria instituição, que as avalia e encaminha para as companhias pertinentes, que podem tomar atitudes de acordo com seus processos internos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.