Associação lança aplicativo para facilitar as denúncias sobre pirataria

Por Redação | 14 de Fevereiro de 2014 às 17h13

Dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) indicam que pelo menos metade de todos os softwares comprados ou baixados no Brasil é ilegal. De forma a facilitar a participação da população no combate contra a pirataria, a instituição está lançando um aplicativo mobile para o registro de denúncias.

Por meio do app, que está disponível para Android, Windows Phone e iOS, é possível informar a associação sobre locais de venda de softwares falsificados ou notificar sobre empresas que teriam aplicativos pirateados em funcionamento. Tudo pode ser feito de forma anônima e a novidade mobile faz parte de um portal dedicado ao assunto, também da ABES.

Denuncie Pirataria

De acordo com a associação, mais de 31 mil denúncias relacionadas ao tema foram registradas pelo site Denuncie Pirataria, e a expectativa é que esse número aumente ainda mais com a introdução do aplicativo para celulares. Segundo informações da Business Software Alliance, caso os índices de ilegalidade caíssem em 10% no país, R$ 4,8 bilhões adicionais seriam registrados em receita para as empresas, além de 13 mil novos empregos oriundos desse crescimento.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Hoje, a ABES conta com 11 empresas parceiras no programa Denuncie Pirataria, tais como Microsoft, Adobe, Siemens e Symantec. O recebimento das denúncias é feito pela própria instituição, que as avalia e encaminha para as companhias pertinentes, que podem tomar atitudes de acordo com seus processos internos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.