Conheça as diferenças entre Chrome OS e ChomiumOS

Por Dimitri Pereira RSS

chromiumos

O ChromeOS é o sistema operacional desenvolvido pelo Google e que usa o navegador Chrome como base. Ele é totalmente dependente da Internet e da nuvem para funcionar. Já o ChromiumOS é a versão aberta para desenvolvedores do mesmo sistema ChromeOS, mas que pode ser utilizada gratuitamente em computadores que não fazem parte da linha Chomebook e Chromebox.

Conheça a seguir as diferenças entre esses dois sistemas operacionais e entenda porque não existem arquivos ISO disponíveis para baixar o ChromeOS na Internet.

Diferenças básicas entre ChromeOS e ChromiumOS

O ChromeOS é usado apenas em máquinas com a marca Chromebook e em alguns desktops homologados pelo Google com a marca Chrome. Já o ChromiumOS é o sistema gratuito que o usuário pode baixar para experimentar no próprio computador pessoal.

Existem, além dessas outras diferenças, os recursos e regimes de atualização. O ChromeOS é atualizado com mais frequência e rapidez e também oferece outros recursos que não estão disponíveis na versão livre.

É possível baixar uma ISO de ChromeOS e do ChomiumOS?

Do ChromeOS é impossível.  Esse sistema é distribuído pelo Google apenas em Chromebooks e computadores homologados para rodar esse sistema operacional e quase tudo funciona online.

Jà o ChromiumOS é possível, sim. Ele pode ser instalado em qualquer computador. Existem imagens de instalação (arquivos ISO) desse sistema operacional desenvolvidas por terceiros, porém o usuário deve ter em mente que o suporte e a liberação de atualizações pode ser muito irregular ou pode até mesmo não existir.

Aplicativos que funcionam no ChromeOS também funcionam no ChromiumOS?

Funcionam sim! São pequenas as diferenças entre os dois sistemas, mas a base de funcionamento é a mesma: o Chrome. Por isso os mesmos plugins e apps podem ser utilizados nos dois sistemas operacionais.

Diferenças entre recursos e funções

Anteriormente foi citado que o ChromeOS possui alguns recursos que não são encontrados no ChromiumOS. Saiba quais:

Atualização automática: O ChromeOS realiza atualizações automaticamente via conexão com a Internet enquanto o CromiumOS não possui esse recurso.

Easy Recovery: essa ferramenta de recuperação do sistema, que permite ao usuário voltar ao status anterior à instalação do novo sistema operacional com facilidade (assim como acontece no caso de recuperação do sistema Windows) é encontrada apenas no ChromeOS. Esse recurso também não está disponível no CromiumOS.

Inicialização: O ChomeOS possui um recurso de segurança na inicialização do sistema que ajuda a prevenir riscos. Essa mesma função é inexistente no CromuimOS.

Plugins: O ChromeOS já vem com vários plugins pré-instalados para consumo de mídia e acesso a hardwares específicos (como drivers de touchpad por exemplo). Já no ChromiumOS, por questões contratuais, esses complementos não são oferecidos por padrão. Cabe aos usuários a instalação, como acontece em várias distribuições Linux.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome