O que é, como funciona e onde usar o soundbar

Por Dimitri Pereira RSS

soundbar

Soundbar é o nome do aparelho de som criado para melhorar a capacidade de áudio das TVs de tela plana, sejam elas de LCD, LED ou Plasma. O objetivo é potencializar um som de qualidade em um produto que tenha um formato mais acessível, já que ele não necessita de espaços amplos para ser instalado.

Existem soundbars simples compostas de apenas dois alto-falantes e modelos mais complexos, que podem ter subwoofers e outros alto-falantes para reproduzir o som virtual surround em vários canais.

Embora não seja tão completa como um home theater, a soundbar se tornou uma alternativa muitas vezes de alta qualidade e com preços muito mais em conta. A seguir, conheça algumas das principais características desse tipo de dispositivo de som e aprenda como ele funciona, onde usar e se vale mesmo a pena investir em uma.

soundbar

Virtual Surround

As soundbars mais tecnológicas disponíveis no mercado são munidas de múltiplos alto-falantes para oferecer um tipo de som mais envolvente, o "virtual surround". Ele é denominado "virtual" pois, embora o som apresentado seja de qualidade superior ao que uma TV consegue produzir sozinha, o efeito surround ainda assim não atinge o mesmo nível de qualidade e imersão possíveis com o uso de um sistema real, onde as caixas de som circundam todo o ambiente.

É importante estar ciente dessa limitação antes de investir num equipamento desses, já que a qualidade do som pode decepcionar usuários que procuram por um áudio de cinema de um home theater.

Som ativo x som passivo

Existem dois tipos de soundbars: elas são chamadas de ativas e passivas. As mais comuns são as ativas, desenvolvidas de maneira que abrigam todos os componentes, amplificadores e alto-falantes necessários para o seu funcionamento. No caso desse tipo de soundbar a instalação é super simples e não é necessário ter cabos correndo em direção aos outros alto-falantes.

Já as soundbars passivas não são tão comuns, e ao contrário das ativas, possuem alguns elementos externos, que necessitam ser ligados via cabo. Sendo assim, a instalação se torna mais complexa, há a necessidade de uma quantidade de fios para fazer as ligações pelo ambiente, além de o espaço precisar ser mais amplo. A vantagem das passivas é que a qualidade de som geralmente é superior à qualidade das ativas.

soundbar

Conectividade

Em algumas soundbars, a conectividade é um item de destaque. Além de serem usadas como acessório  na TV a partir das saídas de áudio, algumas delas oferecem a possibilidade de também serem acionadas via controle remoto e pareadas via Bluetooth. Usando esse recurso o usuário pode ligar o smartphone à soundbar para ouvir músicas, por exemplo.

Esteja ciente e sempre confira as saídas de som oferecidas pela sua TV e as saídas disponíveis na soudbar para saber o que você pode fazer. Os modelos mais completos possuem HDMI, entrada de áudio convencional e entrada de sinal óptico; e outras possuem, inclusive, USB, ideal para conectar um pendrive recheado de músicas.

soundbar

Subwoofer

Dê preferência, quando estiver procurando por uma soundbar, pelas que contam com subwoofers embutidos, pois o uso dos aparelhos extras garante, geralmente,  graves muito mais intensos e um som muito mais vibrante.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome