Apple anuncia iOS 10, uma das maiores atualizações que a plataforma já recebeu

Por Redação | em 13.06.2016 às 15h19 - atualizado em 13.06.2016 às 17h50

Nesta segunda-feira (13), a Apple anunciou o esperado iOS 10 no palco da sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC. De acordo com Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple, esta é a maior atualização já vista do iOS.

O CEO Tim Cook aproveitou o número emblemático para dizer que a atualização traz 10 grandes funções para a plataforma, começando por sua tela de bloqueio. A décima versão do SO mobile da Maçã traz a possibilidade de usar o 3D Touch para ver notificações expansíveis sem a necessidade de abrir os aplicativos em si. Novos widgets na tela de bloqueio e na tela inicial do iOS também permitem um uso mais interessante do sensor de pressão dos gadgets.

Outra grande novidade é que a empresa está abrindo a Siri para seus desenvolvedores. Isso significa que agora ela poderá interagir com aplicativos de terceiros de uma forma muito mais eficaz. Além disso, a assistente pessoal também ganhou mais consciência contextual e a capacidade de fazer sugestões inteligentes baseadas em informações como sua localização atual, por exemplo.

iOS 10

Confira agora as 10 grandes novidades do iOS 10 (na ordem em que foram anunciadas):

1. Raise to wake 

O novo recurso, que pode ser traduzido como “erga para despertar”, significa exatamente isso: a tela do portátil com iOS 10 vai despertar assim que você pegar o aparelho em suas mãos, exibindo a tela de bloqueio com todas as notificações. A função é semelhante ao que algumas fabricantes já incluem em seus dispositivos Android.

2. 3D Touch ampliado 

As notificações que você recebe na tela de bloqueio, agora redesenhada, podem interagir por meio do sistema 3D Touch e , com isso, você pode responder rapidamente a uma mensagem recebida em basicamente qualquer aplicativo de mensagem. Além disso, o sensor de pressão do iOS agora permite que você execute alguns aplicativos direto da tela inicial do iPhone ou iPad sem precisar abrir o app em si. Basta mantê-lo pressionado por alguns instantes para que o conteúdo surja na tela (e ele some assim que você retirar o dedo da tela).

3. Siri mais inteligente

A partir do iOS 10, a assistente pessoal Siri vai ganhar uma nova funcionalidade. Ela será capaz de avaliar itens como sua agenda, o local em que você se encontra, informações de seus contatos e endereços recentemente visitados para realizar sugestões mais inteligentes. Assim como o Google Now, a Siri também se baseia na tecnologia de Deep Learning para aprender com o usuário e, com isso, refinar sua ajuda cada vez mais.

A Siri agora passa a ser aberta a desenvolvedores que desejem incluir recursos movidos por ela em seus aplicativos. Enfim, aguarde muito mais interação com a assistente da Apple em seus portáteis daqui adiante.

4. Novo Fotos

O aplicativo Fotos, nativo do iOS, também vai ganhar com esse novo modelo de Deep Learning. Com isso, a galeria de imagem se torna mais inteligente na hora de organizar as suas fotografias, usando detalhes como locais em que as imagens foram feitos ou mesmo as paisagens de fundo de cada imagem para organizá-las melhor. Além disso, o serviço agora vai reunir automaticamente os principais destaques de um álbum, algo semelhante ao que app de fotos do Android já faz, sempre se baseando nas informações relacionadas às suas fotos.

5. Novo Apple Maps

O aplicativo de mapas da Apple teve seu visual renovado e também está se tornando especialista na arte de se antecipar.  A ideia é usar a tecnologia a fim de fornecer informações sobre lugares próximos de onde você se encontra, como bares, hotéis, restaurantes e por aí vai. Além disso, o Maps da Apple ganhou um toque de Waze, com atualizações inteligentes sobre o trânsito e até mesmo oferecendo rotas alternativas caso o tráfego esteja intenso no caminho escolhido inicialmente.

Além disso, o sistema de mapas da Maçã será aberto a desenvolvedores que desejem criar recursos extras ou então integrar o serviço de localização e trânsito a seus apps.

6. Novo Apple Music

O serviço de música da Apple também ganhou um novo aplicativo no iOS 10. Reconstruído quase do zero, segundo vice-presidente sênior de serviços e software de internet da Apple Eddy Cue, ele tem uma nova interface, muito mais limpa e intuitiva, e com reorganização das nas parte superior do app.

7. Novo Apple Notícias

O aplicativo de notícias da Maçã foi outro que ganhou retoques profundos nesta atualização do iOS 10. Ele tem uma nova interface e adota um estilo semelhante ao app de música, com visual mais limpo e funções mais acessíveis. Além das novidades estéticas, o Notícias também tem alguns detalhes novos quanto às notificações e, agora, permite que você se subscreva para ser notificado sobre temas de seu interesse.

8. Apple Home

O Apple Home é um novo aplicativo da Apple para você transformar o seu iPhone em um controle para os dispositivos inteligentes e conectados de sua casa. Em suma, é um controle universal para que os ambientes se tornem, de fato, inteligentes, sem precisar de vários apps ou dispositivos para gerenciar tudo. Construído com o Apple HomeKit, ele também está disponível no Apple Watch.

9. Novo Telefone

O aplicativo por meio do qual você faz chamadas telefônicas no iOS também foi alterado e, na décima versão do sistema móvel da Apple, ele se torna capaz de transcrever mensagens de voz que você recebeu, transformando tudo em texto e facilitando a sua vida. Outra novidade inclui a capacidade de identificar se um número desconhecido ligando para você é um possível spammer.

10. Novo Messages

Por fim, a última grande novidade do iOS 10 apresentada hoje envolve do aplicativo de mensagens do sistema. Agora, ele exibe emojis em tamanho três vezes maior do que antes e é capaz de identificar quando palavras incluídas na sua mensagem podem ser transformadas em emojis. Com isso, bastam dois toques para que a palavra “amor” seja substituída por qualquer pictograma que represente amor (e isso funciona com uma porção de outras palavras).

Da mesma forma que o Allo, o app de mensagens anunciado recentemente pelo Google, o novo Messages também vai permitir que você formate o texto antes de enviar uma mensagem para alterar o tamanho da fonte. Por fim, o mensageiro da Apple ganha suporte para pequenas animações, estará integrado ao Music e também será aberto a desenvolvedores que queiram integrar seus aplicativos a ele.

Outras mudanças menores incluem ainda suporte para divisão de tela do Safari no iPad e também sistema de estabilização digital de fotos no recurso Live Photos. A lista completa de novidades pode ser conferida no site oficial do iOS 10, onde é possível ver também que a previsão de lançamento do novo iOS é o último trimestre de 2016.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome