Você tem até esta sexta-feira para baixar o Windows 10 de graça

Por Redação | em 26.07.2016 às 18h15

Dicas Windows 10

Não foi por falta de aviso, mas lembrar nunca é demais: se você utiliza um PC com Windows 7, 8 ou 8.1 e possui uma licença oficial, então só tem até o dia 29 de julho para baixar gratuitamente o Windows 10. Ou seja, a partir do sábado (30), será preciso pagar pela atualização ou adquirir o sistema operacional online ou em lojas físicas. E é pouco provável que a Microsoft ofereça novamente esse tipo de promoção.

O update gratuito para a nova versão do sistema operacional tem o prazo exato de um ano e começou em fases. Primeiro foram os cinco milhões de participantes do Windows Insider, programa voltado para usuários testarem em primeira mão recursos ainda em desenvolvimento e enviar seu feedback à empresa.

Em seguida, receberam o sistema aqueles usuários que efetuaram a reserva do software em 1º de junho, logo quando a Microsoft anunciou a data de lançamento da plataforma. Por fim, a terceira leva incluiu os usuários que não participam do Insider, nem fizeram a reserva. Havia também o grupo de pessoas que possuíam versões mais antigas, como o Vista e XP - neste caso, elas tiveram de adquirir uma versão mais recente do sistema antes de prosseguir com a atualização. Os usuários comum puderam baixar o sistema desde o dia 29 de julho de 2015.

Mesmo com o fim desse período para atualizar de graça o PC, a Microsoft continuará exibindo alertas sobre o update - todos em tela cheia, justamente para informar dos benefícios do novo Windows. Com a diferença que, se você não fizer o download dos arquivos até esta sexta-feira, será preciso desembolsar entre R$ 400 e R$ 1.100 (dependendo da versão escolhida) para baixar o sistema no seu computador.

Claro que, assim como todo software, o Windows 10 tem suas falhas. Também é importante destacar que a plataforma tem configurações mais severas quanto a dados e privacidade, algo que pode ser mudado de acordo com suas preferências. Contudo, se você adiou o download da atualização, agora é a hora para baixá-la, pois o novo sistema é mais rápido, elegante e seguro que as versões anteriores. Essas e outras características receberão ainda mais melhorias nas próximas semanas com o Update de Aniversário do Windows 10.

Além disso, a Microsoft sugeriu anteriormente de que o Windows 10 será a "última" versão da história do sistema. Na prática, isso significa que não veremos um Windows 11, 12 ou 13 no futuro; em vez disso, o Windows 10 receberá updates menores de forma mais constante e em menos períodos de tempo. Eis aqui outra razão para atualizar sua máquina desde já.

Como atualizar seu PC

Caso seu computador já esteja apto para o download, verifique no canto direito da barra de tarefas se aparece uma notificação do logotipo do Windows. Se sim, basta seguir as instruções para concluir a tarefa. Você também pode baixar o update diretamente pelo site da Microsoft.

Assim como qualquer sistema operacional, o Windows 10, por ser mais recente, precisa de algumas configurações mínimas para ser instalado e funcionar corretamente. São elas:

  • CPU: 1 GHz ou superior;
  • Gráficos: suporte a DirectX 9 ou superior com driver WDDM 1.0 ou superior;
  • Resolução mínima de display: 800 x 600;
  • Memória RAM: 1 GB ou superior (32-bits), e 2 GB ou superior (64-bits);
  • Armazenamento livre: 16 GB ou mais (32-bits), 20 GB ou mais (64-bits).
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome